programador part time

Atualização do software: como funciona na prática?

Existe no senso comum a ideia de que muito se fala em “atualização de software” pelo mero desejo de querer se manter antenado às tendências do mercado.

Mas, muito mais que um desejo do ego de estar por dentro de tudo, as atualizações são necessárias para manter seu negócio competitivo, mais produtivo, engajado e livre de erros que podem te gerar um grande prejuízo.

É por isso que no artigo de hoje, vamos falar sobre a atualização do produto na prática e o que isso significa para a cultura corporativa da sua empresa, inclusive no âmbito operacional.

Olha só o que separamos para você:

  • A jornada do sistema legado: um hábito do passado?
  • Upgrade ou atualização de software: o que é e como funciona cada um?
  • Porque manter os softwares atualizados?
  • A importância de um marketplace de serviços de software

Ao final da leitura, depois de percorrer alguns dos principais conceitos acerca da atualização de produto, você melhor do que ninguém vai saber de sua importância para o jogo dos negócios, especialmente no mercado de tecnologia.

Acompanhe com atenção e aproveite a leitura.

A jornada do sistema legado: um hábito do passado?

Sistemas legados são aqueles que já não correspondem mais às demandas da empresa por causa do seu tempo de desenvolvimento e atuação.

De uma forma bem prática: você precisa entender que a internet, a partir de onde tudo funciona, é uma tecnologia que está em constante evolução.

Isso porque, outras tecnologias que são essenciais para o funcionamento desta rede estão sendo refinadas, o tempo inteiro, inclusive neste exato momento.

Logo, se você utiliza um sistema com recursos antigos dentro de um ambiente altamente refinado e que está neste processo constante de renovação, então além de lentidão, ele pode apresentar falhas de segurança também.

Além do mais, um sistema legado reduz em muito o nível de produtividade da sua empresa, o que pode interferir diretamente na execução das tarefas pelos seus colaboradores.

É aqui que entra a distinção de dois conceitos: atualização e upgrade.

Vamos entender melhor essa diferença.

Upgrade ou atualização de software: o que é e como funciona cada um?

Upgrade de software é quando existe uma versão nova de um software que você já utiliza.

Sabe quando seu sistema operacional muda de uma versão 7 para a 8? É exatamente esse o raciocínio.

O upgrade é como se fosse uma mudança completa da residência.

Dentre suas principais características estão:

  • Não precisa de um software antigo ou anterior para ser executada
  • Acontece com menos frequência
  • Promove alterações direto na aplicação
  • É a versão mais recente do produto
  • Inova o software

A atualização por sua vez são mudanças em pequenos componentes internos desse software.

Como se as atualizações fossem reparos dentro dessa grande casa que é o software.

Algumas das principais características da atualização é:

  • Ela precisa de um software para existir e ser executada
  • Costuma ser mais frequente
  • Moderniza o produto
  • Faz pequenas mudanças
  • Corrige bugs
  • Melhora sua funcionalidade

Atualizações de software tendem a parar de ser desenvolvidas com o tempo.

Isso mesmo: é muito comum que os desenvolvedores criadores de determinados softwares deixem de atualizar ele com o tempo, o que o torna obsoleto e arcaico.

Os motivos podem ser muitos mas a grande questão é:

Como a atualização depende de um software existente para ser executada então é bem possível que alguns sejam descontinuados por obsolescência com o tempo já que, como vimos também, as atualizações deixam de ser geradas.

Por isso, a importância de desenvolver e manter softwares atualizados. Vamos entender melhor essa relevância no item a seguir.

Leia mais: User Experience: porque sua empresa está vendendo menos?

Porque realizar a atualização de software?

Eliminar falhas e minimizar os danos: é isso que o Desenvolvedor faz no momento em que ele atualiza algum dos softwares do seu negócio.

Veja, manter os softwares atualizados da sua empresa, é uma questão que vai muito além da celeridade que isso gera para suas rotinas, sejam elas comerciais ou administrativas.

Também é sobre manter as informações da sua empresa seguras e livres de intrusões não solicitadas.

Veja abaixo, cinco dos principais motivos que tornam as atualizações importantes:

Promove segurança da informação

Um software antigo está mais propenso a intrusões não solicitadas como vírus, malwares, ransomwares e outros.

Por isso é importante ficar atento pois a correção periódica de erros no sistema, permite que as operações da sua empresa se mantenham livres de prejuízos.

Aprimora a velocidade de execução

Todos sabemos que a rotina, às vezes, tende a ser ágil.

E se não tivermos à nossa disposição, softwares para gestão e implementação de metodologias ágeis, é pouco provável que o nosso projeto – ou projetos – saia do papel.

Você pode não perceber, mas nosso dia a dia já é composto por alguns softwares. Se você organiza suas tarefas no Trello, por exemplo, então já faz uso de um.

Mas, às vezes pode ser o caso de uma empresa que opera de uma forma tão específica, que precisa ter como recurso, um software desenvolvido especificamente para atender suas rotinas.

Isso faz é perfeito para empresas com operações ágeis pois um software.

Por isso que aprimoramentos na velocidade de execução do software é importante pois quanto mais ágil ele é, em seu funcionamento, mais ágeis também vão ser, as operações da empresa.

E aqui leia-se ágil como a união entre resultado e eficiência.

Gera competitividade de mercado para a sua empresa

Pegando o gancho do tópico anterior, modelos de negócios que utilizam softwares específicos para as suas operações, ganham um posicionamento de mercado estratégico e bastante vantajoso.

Por exemplo, aqui no nosso marketplace temos empresas que desenvolvem conosco – ou estão desenvolvendo – softwares desde para gerir uma rede de oficinas até para a conexão entre produtores rurais.

Nesse último exemplo, os usuários aumentaram de 500 para cerca de 7 mil, o que demonstra com clareza como um projeto de tecnologia bem desenvolvido pode alocar a empresa no mercado de tecnologia, ele mesmo, em ascensão.

Reduz custos de reparo

É uma consequência lógica da manutenção regular: se você corrige e elimina erros de forma periódica, você reduz quase que por completo os custos do reparo já que evita que ele próprio – o reparo – aconteça.

Além do mais, imagina a quantidade de gastos que aparelhos desgastados vão gerar para a empresa?

Por isso que também é necessário manter o parque tecnológico da empresa, também, atualizado em sua estrutura e não apenas no seu software.

Lembre-se que o reparo exige não apenas a despesa do peça ou produto que você terá de comprar para a eliminação do problema mas como também da mão-de-obra envolvida no serviço.

A atualização periódica é recomendada justamente porque ela reduz em muito esse caminho além de gerar algumas economias para seu bolso, se comparado com o processo descrito acima.

A importância de um marketplace de serviços para atualização de software

A Vibbra não é apenas uma plataforma.

A plataforma é a sua ferramenta de tecnologia, assim como o player de música é a ferramenta de tecnologia do Spotify, a interface interativa, do Netflix, as plataformas do iFood e Uber.

Aqui na Vibbra, você encontra profissionais de tecnologia altamente certificados que vão absorver os serviços de sua demanda. E tudo isso é muito fácil! Você pode os solicitar através desse ecossistema digital.

Esses profissionais são contratados sob regime de horas e isso significa que além de desenvolvimento do seu projeto de tecnologia, serviços de atualização e manutenção periódica também podem ser incluídos nas suas solicitações.

Além do mais, além de ágil e transparente, a contratação é desburocratizada.

Dessa forma, você tem acesso a tudo o que precisa saber sobre o relacionamento que nós vamos gerir, entre você e o profissional de tecnologia – ou os profissionais de tecnologia – que melhor se encaixam na sua demanda.

Leia mais: Talento sob demanda: qual o papel de um freelancer de tecnologia no seu time interno?

Conclusão

A sua leitura até aqui te permitiu concluir que o produto não precisa ser apenas desenvolvido ele precisa ser mantido, periodicamente.

A pausa dramática fica por conta justamente da relevância dessa atividade que deve ser acima de tudo, regular.

Isso vai te permitir um projeto final coerente e alinhado com os direcionamentos propositivos da sua empresa, a alocando em posições estratégicas no mercado em ascensão.

Se você tiver alguma dúvida, deixa nos comentários pra gente.

Curta, comente e compartilhe essa info com os amigos.

Até mais.

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!