Como funcionam os Chatbots ?

Neste post, vamos esclarecer o que são e como funcionam os chatbots, assim como explorar diferentes modos de aplicação de chatbots na automatização do atendimento do seu negócio.

O que é Chatbots?

Chatbots é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.

Como implantar chatbots na sua empresa

Atualmente, existem diversas opções de chatbots disponíveis no mercado. Porém, antes de você contratar este serviço tecnológico, precisa definir muito bem qual problema você deseja resolver.

A sua empresa sofre com problemas constantes no SAC ou, na verdade, precisa fazer uma triagem mais apurada dos leads que chegam ao seu site antes de passá-los para o time de vendas? Ou, quem sabe ainda, você precisa resolver um problema de marketing? Para cada problema, você pode implementar um tipo de chatbot diferente ou até mesmo considerar o desenvolvimento de um chatbot específico.

Porém, antes de embarcar na busca de um chatbot capaz de estabelecer conversações complexas com seres humanos, é preciso ter em mente que, por mais possíveis que sejam, essas tecnologias levam tempo para serem desenvolvidas. Vale lembrar que, a depender do seu problema, um chatbot do tipo híbrido pode muito bem ser a solução de que você precisa.

Um chatbot não precisa ser construído com inteligência artificial.

Ele pode funcionar de três maneiras distintas: Chatbot baseado em regras: só aceita as respostas pré-determinadas;
Chatbot com NLP (Natural Language Processing): usa Inteligência Artificial para aprender com as respostas dos usuários;
Chatbot híbrido: mistura de regras com NLP.

Qual o valor de implantar um chatbot na sua empresa ?

Os chatbots aumentam a eficiência operacional e trazem economia de custos para as empresas, ao mesmo tempo que oferecem conveniência e serviços agregados a funcionários internos e clientes externos. Eles permitem que as empresas resolvam facilmente muitos tipos de consultas e problemas de clientes, reduzindo a necessidade de interação humana.

Com os chatbots, uma empresa pode escalar, personalizar e ser proativa, tudo ao mesmo tempo, o que é um importante diferenciador. Por exemplo, ao depender exclusivamente da energia do ser humano, uma empresa pode atender a um número limitado de pessoas ao mesmo tempo. Para ser rentável, as empresas movidas a energia humana são forçadas a se concentrar em modelos padronizados e são limitadas em suas capacidades proativas e personalizadas.

Por outro lado, os chatbots permitem que as empresas se envolvam com um número ilimitado de clientes de maneira pessoal e podem ser ampliados ou reduzidos de acordo com a demanda e as necessidades de negócios. Ao usar chatbots, uma empresa pode fornecer serviços humanizados, personalizados e proativos para milhões de pessoas ao mesmo tempo.

Precisa de ajuda para começar a criar seu próprio chatbot? Cadastre sua empresa aqui, e fale com nossos profissionais tech.

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!