Como atrair desenvolvedores para o seu projeto de software?

Você, assim como um zilhão de outras empresas, deve estar em busca de desenvolvedores para executar o seu projeto de software. Nós sabemos que a demanda por esses profissionais é elevada e, por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nesta busca!

O ambiente de trabalho certamente é importante, porém, na maioria das vezes, é o escopo de projeto que irá atrair ou não os profissionais que você busca. Por isso…

  1. Tenha um escopo de projeto bem definido
  2. Seja claro e objetivo na sua comunicação
  3. Respeite as metodologias de desenvolvimento ágil
  4. Reconheça a autonomia dos profissionais de software

Com essas dicas em mente, nós temos certeza de que será muito mais fácil encontrar os profissionais que você deseja.

Tenha um escopo de projeto bem definido

Bons desenvolvedores tendem a ser profissionais bastante criativos e metódicos. Por isso, esqueça aquela ideia de profissional criativo bagunceiro. Desenvolvedores gostam e necessitam compreender a totalidade dos projetos nos quais estão trabalhando.

Justamente por isso ter um escopo de projeto bem definido pode fazer toda a diferença para atrair os profissionais que você deseja. Ninguém gosta de trabalhar em projetos infinitos, sem prazo para acabar e com demandas nebulosas.

A falta de informações pode acarretar em perda de tempo e retrabalho no futuro. Porém, com um escopo de projeto bem definido é possível evitar muitos desentendimentos. Para saber mais sobre definição de escopo de projetos, veja aqui.

Demonstrar clareza e organização por meio de um escopo de projeto pode te ajudar a atrair profissionais para o seu time!

Seja claro e objetivo na sua comunicação

Por mais que o escopo do projeto seja um excelente guia do processo de desenvolvimento, imprevistos acontecem e, nessas horas, estar disposto a se comunicar com o time é de extrema importância.

A relação entre cliente, gestores e desenvolvedores é contínua ao longo do projeto. Você não entrega simplesmente uma demanda e espera recebê-la pronta dois meses depois sem se comunicar com os desenvolvedores ao longo do processo.

Demonstrar essa disponibilidade de comunicação também pode te ajudar a conquistar alguns desenvolvedores para o seu projeto. Porém, não se empolgue demais! Ninguém gosta de trabalhar com uma pessoa buzinando todos os dias no WhatsApp. Se fazer disponível para esclarecimento de dúvidas é diferente de realizar microgerenciamento.

Respeite as metodologias de desenvolvimento ágil

Ninguém melhor do que um Analista ou Gestor de Projetos para fazer o meio de campo entre clientes e desenvolvedores. Além de coordenar a boa comunicação entre as partes envolvidas, estes profissionais também ficam responsáveis por implementar as metodologias de desenvolvimento.

Respeitar as decisões do time de desenvolvimento e do gestor de projetos quanto às metodologias ágeis é de suma importância para atrair e reter desenvolvedores nas suas atividades.

Assim como os desenvolvedores se dispõem a aprender sobre o produto a ser desenvolvido, é válido aprender com os desenvolvedores os seus modos de gestão e organização do trabalho. Este senso de autonomia e liberdade de organização e autogestão tende a ser muito apreciada pelos profissionais de tecnologia.

Reconheça a autonomia dos profissionais de software

Finalmente, vale ressaltar que é preciso reconhecer a autonomia dos profissionais de software. Com uma demanda elevada por talentos de tecnologia, tem sido cada vez mais difícil atrair profissionais que queiram trabalhar em uma única empresa.

Muitos desenvolvedores são movidos por desafios e pela vontade de aprender novas linguagens, frameworks e aplicações. Por isso, muitas vezes, é mais interessante para esses profissionais trabalhar em diferentes projetos ao longo do tempo, ao invés de trabalhar em um único projeto por vários anos.

Ainda bem que existe a Vibbra! para te ajudar a encontrar profissionais autônomos de desenvolvimento de software que gostam de trabalhar por demanda de projeto.

Na nossa plataforma você encontra uma série de profissionais experientes pré-selecionados que podem ser contratados pelo volume de horas necessárias para executar o seu projeto! Em busca de profissionais? Fale com um de nossos consultores!

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!