Como desconectar e ser mais produtivo no trabalho remoto

Como se desconectar do trabalho remoto?

Semana passada nós conversamos sobre pessoas Workaholics no trabalho remoto e como elas não conseguem “desligar” de suas atividades. Por isso, neste post nós vamos te ajudar a se desconectar do trabalho remoto. Afinal, tão importante quanto o foco e a concentração, a desconexão do trabalho é fundamental para a manutenção da produtividade (e você, enquanto líder, precisa ter isso em mente).

Mais produtivos ou mais estressados?

Ao longo de 2020, muitas empresas viram a produtividade de seus colaboradores aumentar consideravelmente durante o trabalho remoto. A impressão que isso causou em diversos líderes e gestores foi tão boa que a previsão para 2021 é a de que o home office deve se manter de alguma forma nas empresas.

Entretanto, a pergunta que não quer calar é: fomos mais produtivos em 2020 porque fomos workaholics ou fomos produtivos por que nos adaptamos melhor ao trabalho em casa? Nós esperamos, sinceramente, que muitos possam escolher a segunda opção!

Porém, se você não soube a hora de parar e a sua produtividade custou a sua saúde, então é chegado o momento de descobrir porque se desconectar do trabalho remoto é importante. 

Porque descansar é bom para a produtividade

A princípio, vale lembrar que o estresse impacta o sistema cognitivo. Isso compromete a memória, provoca fadiga e dificuldade de concentração. 

Para ilustrar a questão: vamos supor que você vá à academia todos os dias. A cada treino você trabalha um grupo muscular diferente para dar tempo de os músculos treinados se recuperarem antes de receberem uma nova carga de exercícios. O mesmo descanso precisa se passar com o nosso cérebro. 

Por isso, os momentos de descompressão e alívio do estresse são fundamentais para que você possa recuperar a sua capacidade cognitiva e voltar ao trabalho com as energias renovadas! 

Pensando nisso, nós sugerimos alguns momentos de descompressão que podem se tornar verdadeiros rituais para você se desconectar do trabalho remoto e marcar o fim da jornada de trabalho. 

3 rituais para você se desconectar do trabalho remoto

1. Pratique alguma atividade física

Recomendar a prática de atividade física está quase se tornando um clichê por aqui… Entretanto, correr, pedalar, malhar, praticar yoga, dançar ou realizar a atividade que mais se adequa ao seu estilo, é realmente importante! 

Além de melhorar a sua saúde física e liberar dopaminas e endorfinas, algumas práticas podem de fato apurar a sua capacidade cognitiva. Todas as atividade mencionadas exigem, por exemplo, concentração e persistência. E não existe nada melhorar do que uma atividade que requer atenção para te desconectar do trabalho remoto.

2. Passe um tempo longe das telas

Você já parou para observar qual é a primeira coisa que você faz quando termina o trabalho? Eu não sei você, mas o meu primeiro impulso é o de pegar o celular e navegar pelas redes sociais. É quando os olhos gritam implorando por um descanso. Afinal, já se passaram muitas horas de trabalho olhando para uma tela.

Eu sei que é difícil, mas não é impossível passar uma hora (ao menos) longe de computadores, tablets e afins. Tome um banho, leia um livro, prepare a sua janta, converse com as pessoas que dividem a casa com você, brinque com as crianças. 

Ficar longe das telas também é uma forma de garantir que você vai se desconectar do trabalho remoto e resistir a tentação de responder “só mais aquela mensagem”.

3. Mude o ambiente da casa

Quando trabalhamos de casa, a melhor coisa a se fazer no final do dia é sair de casa. Entretanto, caso você não possa fazê-lo, sugerimos que você mude o ambiente da casa. 

Caso você tenha um escritório separado, mude de cômodo. Porém, caso a sua mesa de trabalho concorra com o quarto ou a cozinha, utilize de outras estratégias. Coloque uma música diferente para tocar e troque a iluminação da casa. Abajures são uma ótima opção para criar um espaço mais aconchegante e intimista. Acenda um incenso, se preferir. 

Respeite os rituais de desconexão

Lembre-se que o importante é marcar o momento em que você se desconecta do trabalho remoto. Rituais servem tanto para organizar uma rotina, quanto para demarcar momentos de passagem. 

Respeite os seus rituais de desconexão, assim como você respeita os seus rituais de trabalho. Pausar para seguir em frente é o verdadeiro segredo de um trabalho remoto produtivo. 

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!