Como Gestores de Projeto contribuem para a definição de escopo?

Profissionais experientes sabem que o sucesso de um projeto de software começa com uma boa definição de escopo. Por isso, contar com gestores de projeto no seu time de desenvolvimento pode fazer toda a diferença! Veja no post como um gestor de projetos pode contribuir para o desenvolvimento de software!

Profissionais experientes sabem que o sucesso de um projeto de software começa com uma boa definição de escopo. Por isso, contar com gestores de projeto no seu time de desenvolvimento pode fazer toda a diferença!

É durante a definição do escopo que clientes detalham as necessidades e funcionalidades do seu projeto ao gestor de projetos e à equipe de profissionais de tecnologia. É também com base no escopo do projeto que o contrato de trabalho é firmado de modo que ambas as partes possam trabalhar de forma justa conforme os custos e prazos estabelecidos.

Veja no post como os gestores de projetos pode contribuir para o desenvolvimento de software!

Sumário

O que é o escopo do projeto?

O escopo é o objetivo que se deseja atingir e o planejamento de trabalho a ser percorrido. Por isso deve incluir todas as informações necessárias para sua execução, assim como os prazos de entrega e os limites orçamentários.

É no escopo que se define o que está e não está incluso no projeto. Por isso ele é tão importante para a subsequente definição do contrato de trabalho. A inclusão de novas demandas exige uma revisão de escopo, bem como de prazos, orçamentos e acordos.

Por isso, quanto mais se detalhar o escopo logo no início do projeto, melhor. A comunicação clara e efetiva entre todas as partes é crucial e deve ser mediada pelo gerente de projetos.

Além disso, a definição de escopo deve corresponder à realidade. De nada adianta estabelecer prazos ambiciosos se a equipe de desenvolvimento não puder cumpri-los.

O termo de abertura do escopo do projeto

Diferente do escopo de produto que especifica as características que um produto final deve ter (seus componentes, formatos, cores, etc.), o escopo do projeto especifica todo o percurso de trabalho que precisa ser realizado para chegar ao produto final.

Isso significa que, além de garantir a qualidade do produto final, o gerente de projetos também precisa monitorar todo o trabalho desenvolvido para garantir que não sejam realizados trabalhos além do escopo definido. Tal monitoramento é realizado por meio do acompanhamento do Termo de Abertura do Projeto.

Neste termo constam informações tais como: a justificativa do projeto e porque ele precisa ser realizado; qual a sua finalidade e que problema deve resolver; seus objetivos estabelecidos de forma clara e mensurável; a descrição do produto contendo todas as suas características; quem são os stakeholders do projeto, ou seja, as pessoas envolvidas; quais entregas precisam ocorrer no decorrer do projeto; estimativas de tempo e custo de execução.

Além de informar o que deve ser feito, o Termo de Abertura do Projeto também deve detalhar o que não faz parte do projeto; os fatores de restrição, ou seja, os fatores que limitam sua execução, bem como os riscos envolvidos. Infelizmente não é possível prever tudo que pode dar errado durante a execução de um projeto, porém mapear possíveis riscos pode ajudar a evitar muita dor de cabeça.

Também não se deve esquecer dos critérios de aceitação do projeto! As condições de entrega são fundamentais para sua garantia de qualidade.

Qual é o papel dos gestores de projetos

O gerente de projetos de software é o profissional que conhece todos os elos de um projeto e, portanto, é responsável por coordenar sua construção desde a elaboração do escopo até a entrega do produto final.

Certamente todo alinhamento de projeto conta com a participação dos diferentes stakeholders, porém são os gestores de projetos a pessoa especialista e responsável pelo escopo. Como este profissional possui uma visão integrada do trabalho a ser desenvolvido, é a pessoa mais preparada para definir o melhor caminho a ser seguido.

Como um grande maestro, o gerente de projetos deve coordenar a sinfonia de expectativas, necessidades e recursos para garantir que o escopo, os custos e os prazos combinados sigam no ritmo acertado.

Justamente por isso, este profissional deve ter boa capacidade de liderança, comunicação e negociação. Além de ser capaz de responder com agilidade às mudanças que certamente acontecerão durante a execução de um projeto de software!

Competências ideais dos gestores de projetos 

Como gestor de projetos, o profissional também fica responsável por mapear e resolver possíveis ambiguidades do escopo. Por isso, é ideal que o gerente de projetos possua tanto soft skills como competências técnicas para geri-lo.

Não há uma formação específica para gerentes de projetos, mas não é incomum que engenheiros de software se especializem na gerência de projetos com o passar do tempo. Afinal de contas, experiência com diferentes projetos é sempre um elemento chave na construção de seus conhecimentos.

Em geral, são funções do gerente de projetos selecionar os recursos humanos e materiais para a execução de um projeto, bem como coordenar as partes envolvidas, monitorar os indicadores dos projetos, gerenciar conflitos, comunicar problemas e decisões, receber e avaliar possíveis solicitações de mudanças, entre outros aspectos.

Por isso, ter boas habilidades de liderança, comunicação e negociação são tão importantes quanto habilidades técnicas para decidir sobre os melhores rumos de um projeto.

Você tem experiência com gestão de projetos de software?

Caso você tenha experiência com gestão de projetos e deseja ter mais liberdade para decidir sobre quais projetos deseja trabalhar ou não, confira a rede de desenvolvedores freelancers da Vibbra!

Você pode fazer parte da nossa rede de profissionais freelancers com a segurança de saber que na plataforma da Vibbra! você encontra uma ampla variedade de desenvolvedores e designers que podem fazer parte do seu time!

Agora, se você é de uma empresa e identificou a necessidade de ter esse perfil de gestor mais perto da sua equipe, nós podemos te ajudar a encontrar o profissional perfeito, de acordo com sua demanda.

Trabalhar com desenvolvimento de software nunca foi tão eficaz quanto com a Vibbra!

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!