Como metodologias ágeis e produtividade andam juntas

Caso você não tenha mais paciência para reuniões online que discutem problemas que poderiam ser resolvidos por e-mail, este post é para você! Precisamos falar sobre metodologias ágeis e como elas podem melhorar a sua produtividade e a do seu time.

Caso você não tenha mais paciência para reuniões online que discutem problemas que poderiam ser resolvidos por e-mail, este post é para você! Precisamos falar sobre metodologias ágeis e como elas podem melhorar a sua produtividade e a do seu time.

A gente sabe que, depois de um ano de pandemia, muitas pessoas encontram-se cansadas e com dificuldades para se concentrar nas atividades do dia a dia. O nosso objetivo aqui não é falar de produtividade para fazer você superar os seus limites e trabalhar exaustivamente.

O nosso objetivo é compartilhar dicas que possam ajudar na melhor organização de suas atividades para ter mais tempo livre de descanso. Até porque uma mente tranquila e descansada é sempre mais produtiva do que uma mente estressada e sobrecarregada.

Respire fundo e boa leitura!

Sumário

  1. Revise seus rituais de gestão para equipes remotas
  2. Elimine reuniões desnecessárias
  3. Incentive o uso de metodologias ágeis
  4. Busque o equilíbrio da produtividade remota

Revise seus rituais de gestão para equipes remotas

Em abril de 2020, praticamente todos os gestores do Brasil estavam buscando ferramentas e descobrindo como trabalhar de forma remota. Rituais de alinhamento para equipes remotas ainda estavam sendo testados e muitos erros estavam sendo cometidos. Porém, um ano depois, boa parte das empresas e instituições encontraram a sua forma de “fazer as coisas funcionarem”.

Aqui na Vibbra!, como já mencionamos antes, os rituais de alinhamento, organização e comunicação sempre foram muito importantes para garantir o andamento dos trabalhos e o bem-estar da equipe. Sem eles, certamente teria sido muito mais difícil expandir o nosso time, que triplicou de tamanho ao longo do último ano.

Entretanto, não podemos nos acomodar. Reuniões de alinhamento, sejam essas diárias, semanais ou mensais, precisam ser revisadas de tempos em tempos. Cabe aos gestores se perguntar: será que a metodologia adotada ainda está funcionando para a equipe?

Nós mesmos já revisamos o formato de várias de nossas reuniões! O que nos leva a discutir o próximo ponto do post de hoje.

Elimine reuniões desnecessárias

Uma pesquisa conduzida pelo Laboratório de Fatores Humanos da Microsoft confirmou o que muita gente já sabe: reuniões online consecutivas são estressantes e podem diminuir a produtividade das equipes. Além de elevarem o nível de estresse no corpo, reduzem a nossa capacidade de foco, engajamento e concentração.

Porém, pequenas PAUSAS permitem que o cérebro descanse e não acumule tanto o estresse das reuniões. Repare nas imagens como o nosso cérebro reage a uma sequência de reuniões com e sem descanso.

Imagem da Microsoft Human Factores Lab - Média da atividade Beta entre os assuntos durante as quatro reuniões.
Imagem Microsoft Human Factores Lab – Tradução por Vibbra!

Portanto, fica a dica: elimine as reuniões desnecessárias, otimize o tempo das reuniões essenciais e planeje pequenos blocos de descanso entre uma reunião e outra. Aproveite esses intervalos para levantar da cadeira, esticar o corpo e tirar os olhos da tela.

No final do dia, essas pequenas pausas podem fazer toda a diferença na sua saúde e no bem-estar geral do seu time. Além de aumentar a produtividade e reduzir os níveis de fadiga e estresse.

Incentive o uso de metodologias ágeis

Enquanto gestor de uma equipe remota, você pode sempre estimular o uso de ferramentas e metodologias ágeis entre os seus colaboradores. Entretanto, não existem fórmulas prontas e você e a sua equipe vão ter de encontrar o que melhor funciona para vocês.

Aqui na Vibbra! já experimentamos diversas ferramentas de organização do nosso trabalho, mas sempre validamos com a equipe a continuidade de seu uso ou não. Afinal de contas, uma ferramenta que não faz sentido para a equipe e que desacelera a sua produtividade, ao invés de aprimorá-la, não deve permanecer por muito tempo com o time.

Manter bons níveis de produtividade no trabalho remoto também passa por saber priorizar quais atividades são mais importantes. Por isso, metodologias ágeis como o Scrum são clássicos do mundo da tecnologia que podem ser aplicadas também na gestão de outros projetos complexos. Assim como a matriz de eisenhower abaixo pode auxiliar na organização e priorização de tarefas no desenvolvimento de software.

Matriz-de-Eisenhower
Matriz de Eisenhower – Produtividade

Levando em consideração que o desenvolvimento de software, por exemplo, possui sempre melhorias a serem realizadas, organizar a priorização das atividades conforme o que for mais importante e urgente pode ser um caminho!

Busque o equilíbrio da produtividade remota

Encontrar equilíbrio entre produtividade remota, bem-estar dos colaboradores em meio a uma pandemia e ainda promover momentos de integração entre o time, certamente não é tarefa fácil!

Por isso, revisar os rituais de alinhamento e as ferramentas de gestão utilizadas, assim como avaliar a pertinência de algumas reuniões para eliminar aquelas que são desnecessárias são ações tão importantes. Não basta definir um modelo de gestão e seguir no piloto automático. A produtividade remota das equipes também depende de inovação e renovação de boas práticas.

Por isso, mãos à obra para focar no que é essencial e equilibrar rotina e produtividade. Até porque… Tempo é vida!

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!