Como startups podem se beneficiar ao trabalhar com Desenvolvedores Freelancers

Internalizar o time de desenvolvimento de software ou terceirizá-lo? Contratar uma Software House ou procurar por Desenvolvedores Freelancers? Como garantir a segurança e a confidencialidade do projeto ao trabalhar com freelancers?

Se você está à frente de uma startup em fase de crescimento e tração, sabe muito bem que um dos desafios deste momento é a contratação de profissionais qualificados para fazer parte do seu time.

Além da contratação de vendedores, produtores de conteúdo e customer success, você ainda precisa expandir o seu time de tecnologia. Só tem um probleminha: poucos recursos e um mercado altamente competitivo por desenvolvedores de software!

Veja o que você pode fazer para construir o seu time de desenvolvedores neste post.

Sumário

Realização de contratações internas
Terceirização através de Software Houses
Contratação de desenvolvedores freelancers
Trabalhando com a Vibbra!

Realização de contratações internas

Certamente, uma das primeiras ideias que vem à mente é a contratação de uma equipe interna de desenvolvimento de software. Porém, como a demanda por esses profissionais anda bem alta no mercado, nem sempre os salários de um time inteiro cabem no bolso de uma startup (a menos que a empresa tenha recebido um belo de um investimento ;D).

Nesses casos, pode ser mais interessante priorizar a contratação de um CTO, que ficará responsável por gerenciar as equipes de desenvolvimento, e terceirizar as contratações dos demais profissionais.

Terceirização através de Software Houses 

Um possível caminho para a terceirização dos serviços de desenvolvimento de software é a contratação de Software Houses. Tais empresas são responsáveis por planejar, desenvolver e comercializar sistemas e programas personalizados.

Em geral, Software Houses procuram se especializar em determinados ramos como e-commerces, alimentação, etc. Este tipo de especialização é bom para aqueles clientes que estão abrindo um negócio em um ramo já consolidado do mercado.

Entretanto, para algumas startups, pode não ser interessante. Especialmente porque, normalmente, startups estão desenvolvendo produtos e serviços disruptivos de mercado. Ou seja, não irão atuar em mercados já consolidados, mas inovar e criar novas oportunidades de negócios e, portanto, necessitarão de novas soluções tecnológicas.

Contratação de desenvolvedores freelancers

Outra possibilidade, bastante comum no mercado de tecnologia, é a contratação de desenvolvedores freelancers. Uma das grandes vantagens deste modelo é a contratação de profissionais por projeto e não por jornada.

O problema é que algumas empresas encontram dificuldades no momento de buscar estes profissionais e de se certificar a respeito de suas credenciais. O mesmo acontece com muitos profissionais que, por vezes, ficam receosos de aceitar demandas complexas por valores inferiores ao necessário. Problemas de definição de escopo podem ser uma grande dor de cabeça, em alguns casos.

Trabalhando com a Vibbra!

Foi da necessidade de diversas empresas, startups e profissionais de tecnologia entrarem em contato uns com os outros de forma ágil e segura que a Vibbra! surgiu. Através da nossa plataforma, diferentes startups podem escolher desenvolvedores de software freelancers previamente testados e selecionados.

O nosso objetivo é facilitar a contratação de Desenvolvedores Freelancers nível Pleno e Sênior de forma segura e ágil para ambas as partes.

Dessa forma, startups podem ter acesso a profissionais de tecnologia experientes a um valor mais acessível. Ok, ok, talvez o profissional não esteja disponível só para a sua empresa durante 44 horas por semana. Entretanto, você pode realizar contratações de 20 horas de serviço semanais, por exemplo, e ter a segurança em saber que está trabalhando com um profissional de ponta, adaptado ao modelo remoto.

Além disso, poderá contar com a agilidade de profissionais criativos, especializados em diferentes linguagens e frameworks, ao invés de profissionais especializados em áreas já consolidados do mercado de software. E quanto à segurança e a originalidade do seu produto, pode ficar tranquilo, pois todos os contratos realizados através da Vibbra! são protegidos por acordos de confidencialidade.

Gostou e está animado para acelerar o desenvolvimento da sua startup? Então, entre em contato com a nossa equipe comercial!

 

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!