Descubra o que um front-end precisa saber sobre SEO

Você sabe que tipo de desenvolvedor front-end a maior parte das empresas têm buscado hoje em dia? Desenvolvedores front-end com conhecimento em SEO!

Como todo bom desenvolvedor de software deve saber, o mercado de tecnologia se modifica constantemente. E, por isso, muitos profissionais de TI se dedicam ao estudo de novas tecnologias e à pesquisa de novas ferramentas.

Neste post, explicamos a importância do SEO para o desenvolvimento em front-end e também elencamos algumas ferramentas úteis para quem é recém chegado à esta área. Boa leitura!

Sumário

O que é e como funciona o SEO?

Vamos conversar um pouco sobre a Search Engine Optimization, o famoso SEO? Para começo de conversa, vale lembrar que, no Brasil, a cada 100 buscas realizadas online, 86 são mediadas pelo Google e é por isso que vamos nos concentrar sobre ele e suas regras de otimização de sites.

Toda vez que um termo é pesquisado, o Google apresenta uma série de links patrocinados e links orgânicos. Os links patrocinados, de forma bastante resumida, advém do Google Ads. Ou seja, de empresas que compram palavras-chave e, por isso, aparecem listadas no topo das buscas.

Já os links orgânicos dependem do trabalho de SEO desenvolvido pela empresa. E é sobre isso que vamos tratar aqui. Afinal, 70% dos cliques das pessoas vão para os primeiros resultados orgânicos. Isso quer dizer que quanto melhor posicionada a minha empresa no ranqueamento do Google, maior tráfego é originado para o meu site e, assim esperamos, maior o número de vendas.

Só com este breve resumo esperamos ter frisado a importância que uma boa estratégia de SEO tem para o fechamento de vendas de uma empresa. Como você já deve ter percebido, por meio de uma série de práticas que fazem de sites, páginas mais ou menos encontráveis, um desenvolvedor front-end desempenha um papel fundamental no processo de SEO.

Que práticas de desenvolvimento podem afetar o SEO?

O SEO de um site envolve a produção de conteúdos de alta qualidade, assim como a formatação desses conteúdos de modo que os mecanismos de busca os encontrem mais facilmente. Enquanto os redatores da equipe de marketing se encarregam da produção dos conteúdos, é na estruturação e formatação dos sites e conteúdos que os desenvolvedores front-end podem atuar.

  • Fazer uso adequado de HTML semântico válido;
  • Garantir que todos os elementos HTML estejam sendo renderizados na página;
  • Conferir se os elementos de CSS e Java não estão afetando negativamente no tempo de carregamento da página;
  • Ter a certeza de que a página criada é responsiva;
  • Estruturar corretamente as URLs;
  • & Manter um código limpo e organizado são algumas das práticas que melhoram a indexação de um site pelo Google.

Por isso, sim! É fundamental que desenvolvedores front-end estejam atentos às práticas de SEO, assim como os profissionais de marketing também tenham algum conhecimento básico de programação para melhor se comunicarem com os demais profissionais.

Tecnologias e Ferramentas para front-end

Finalmente, é chegado o momento em que listamos algumas dicas e ferramentas para você, desenvolvedor front-end, aprimorar suas habilidades em SEO e entregar produtos com a qualidade almejada por seus clientes!

  • Google Mobile-Friendly Test: tenha a certeza de que seu site é ou não é adaptado para dispositivos móveis fazendo uso desta ferramenta. Lembre-se que, atualmente, quase 60% das buscas no Google são feitas em dispositivos móveis. Responsividade é regra básica com a qual você não pode falhar.
  • AJAX e Flash: utilize estas ferramentas somente quando extremamente necessário. Nunca construa um site inteiramente em Flash. Geralmente, o Google tem dificuldades em ler estas tecnologias e não será capaz de extrair as informações necessárias para indexar o seu site nos mecanismos de buscas;
  • Webmaster Tools: avalie o desempenho do seu site através desta ferramenta do Google. Envie um arquivo HTML para o FTP e confira tudo o que o Google recomenda que seja ajustado em seu site.
  • Google Pagespeed Insights ou Gulp: melhore o tempo de carregamento de suas páginas com estes automatizadores de tarefas. Reduza seus arquivos CSS e JS e comprima o tamanho de suas imagens.
  • Dyno Mapper: esta ferramenta te dará uma análise visual do sitemap. Excelente para quem está trabalhando na arquitetura da informação de um site.
  • CSS Sprites: faça uso desta técnica para requisitar, de uma só vez, ao servidor as imagens do seu site. Com um número de requisições menor, o tempo de carregamento do seu site será melhor.

Desenvolvedores Front-end

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis para o aprimoramento de suas competências enquanto desenvolvedor front-end! Caso você goste de trabalhar de forma remota e esteja em busca de novos clientes, junte-se à plataforma da Vibbra!

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