Dicas de Design de Interface para Desenvolvedores Front-end

O mundo do desenvolvimento front-end, vai muito além da programação!

Idealmente, uma empresa deve contratar um time de desenvolvimento, mais um designer de interface e um profissional especialista em SEO. Porém, em alguns projetos, pode ser que você se encontre sozinho. Nesses casos, é sempre importante conhecer alguns elementos básicos do que precisa ser feito e o que deve ser evitado no desenvolvimento front-end.

Além disso, alguns conhecimentos básicos sobre design de interface também podem ajudar você, desenvolvedor front-end, a melhor dialogar com outros profissionais sobre a experiência do usuário e mesmo argumentar com seus clientes porque é preciso contar com mais este profissional na equipe!

Design de Interface e a Experiência do Usuário

Para começo de conversa, devemos lembrar que tudo o que discutiremos aqui tem como objetivo proporcionar uma boa experiência ao usuário final. Até porque, o Design de Interface é um dos elementos que compõem o trabalho de planejamento e configuração da experiência do usuário (o famoso UX).

É da responsabilidade da interface do usuário fazer com que soluções em código sejam amigáveis e intuitivas para os usuários que deverão interagir de forma fluida com o site ou projeto desenvolvido. Justamente por isso, é da competência desta área pensar a usabilidade, a arquitetura da informação, a navegação, a transição de telas e seus aspectos visuais.

O conhecimento técnico e estético aplicado por meio do design de interface é o que pode fazer uma solução digital mais ou menos acessível, compreensível e intuitiva. Ou seja, é nesta etapa do desenvolvimento que as bases para uma boa interação entre humano e não-humano (máquina digital) são estabelecidas.

Por que design de interface é importante?

Bom, imagine-se você, caro leitor, visitando um site pela primeira vez cuja fonte empregada, além de ser pequena demais, não possui contraste suficiente contra o fundo de tela, o que dificulta sua leitura.

Além disso, imagine-se tentando compreender a proposta do site ou aplicativo, mas sem conseguir decifrar que caminhos você deve percorrer para acessar as informações mais básicas.

Imagine também que você esteja acessando esta aplicação pelo seu celular e que o site ou aplicativo não é responsivo. O que você faz? Obviamente, você fecha a aplicação em menos de um minuto.

Porém, caso você encontre uma solução digital cuja interface seja amigável, intuitiva e que dialogue com seus interesses, você, muito provavelmente, permanecerá. É este o nosso objetivo aqui, envolver a atenção das pessoas e não afugentá-las com erros que podem ser evitados.

Dicas UI para desenvolvedores front-end

Agora que você já sabe da importância de se pensar a usabilidade de uma solução digital por meio da interface do usuário, veja como você pode aprimorar a sua atuação como desenvolvedor front-end.

– Comece desenvolvendo a versão mobile primeiro, pense através do conceito de Atomic Design (do menor para o maior);

– Antes de começar a programar, desenhe um wireframe simples;

– Desenhe o fluxo da interface e os workflows antes de codar;

– Use e abuse de software de testes para vários dispositivos e resoluções;

– Aplique a identidade visual da marca por meio das cores, fontes e imagens utilizadas;

– Softwares como o Zeplin podem te ajudar na elaboração de guias de cores e fontes, além do CSS com tamanhos e medidas especificados;

– Faça testes de layout para daltonismo e alto contraste;

Gostou das nossas dicas? Não deixe de conferir o nosso post sobre SEO para front-end e siga sempre em busca de novas ferramentas para aprimorar as suas habilidades técnicas!

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!