Aumente a produtividade no home office

Dicas de Produtividade no Home Office

Se você acompanhou as notícias de 2020, deve ter percebido que muitas empresas e colaboradores relataram aumento de produtividade no home office. Inclusive, esse foi um dos principais motivos para que 94% das empresas brasileiras afirmassem que tiveram suas expectativas em relação ao trabalho remoto superadas. Conforme apontou a “Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19”, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

Porém, é claro que nem sempre o cenário é tão otimista assim. Algumas pessoas também relataram queda da produtividade no home office por não possuírem um espaço adequado de trabalho ou por terem que revezar o trabalho com o cuidado dos filhos. 

6 Dicas para você aumentar a sua produtividade no home office

Tenha você as condições ideais, ou não, para trabalhar de casa, a nossa equipe separou algumas dicas de produtividade no home office que podem te ajudar a ter um ano de trabalho remoto mais tranquilo e eficaz. 

Agora que muitas das barreiras contra o trabalho remoto foram dissolvidas, podemos aprimorá-lo como forma de buscar mais equilíbrio também na vida pessoal de cada um. 

1. Observe a sua rotina e o seu ciclo do sono

Sim, um tanto de autoconhecimento é fundamental para que você possa melhorar a sua produtividade no home office. O que funciona melhor para você? Acordar com calma e lentamente escorregar da cama para as notícias do dia acompanhado de uma bela xícara de café ou já começar o dia com atividade física, banho, café e planning? Cada pessoa possui um ciclo de sono específico, o que faz com que algumas pessoas tenham mais ou menos dificuldade para acordar pela manhã. 

Então, antes de colocar como meta acordar super cedo para ser o mais produtivo possível logo pela manhã, observe como o seu corpo reage. Aproveite que você faz home office e não precisa perder tempo do trânsito para ajustar o seu ciclo do sono e, assim, ser mais produtivo no home office com saúde. 

Obs.: caso você tenha filhos pequenos, a dica é seguir o ciclo do sono das crianças para organizar a sua rotina.

2. Reserve alguns minutos para planejar a sua semana

Não há nada melhor para um excelente dia produtivo do que começar o trabalho sabendo e x a t a m e n t e quais são as tarefas que você irá encontrar pela frente. Trabalhe você em equipe ou sozinho(a), desenvolva o hábito de planejar todos os dias da sua semana. Essa pode ser, inclusive, a sua primeira tarefa de segunda-feira (ou, se você for do tipo que gosta de adiantar as coisas, a sua última tarefa de sexta-feira).

Para organizar suas atividades de home office e ser mais produtivo, você pode fazer uso de agendas e até de aplicativos como o Todoist para não deixar nenhuma atividade essencial fora do seu planejamento. Lembre-se, é claro, de sempre reservar espaço para possíveis imprevistos na sua agenda. 

3. Metodologias ágeis para melhorar a produtividade do home office

Metodologias ágeis (como Scrum, Kanban, Lean, entre outras) têm como objetivo principal aumentar a produtividade de equipes de desenvolvimento de software. Porém, quem disse que algumas delas não podem ser aplicadas para aprimorar a sua produtividade no home office? 

O Kanban, por exemplo, pode ser uma ótima ferramenta visual na organização de suas tarefas. Assim como a lógica de fracionar grandes projetos em pequenas entregas pode te ajudar a avançar no trabalho ao longo do dia. Metodologias ágeis existem para organizar fluxos de trabalho, então teste diferentes metodologias até encontrar aquela à qual você melhor se adapta.

4. Defina metas S.M.A.R.T 

Não tem nada pior para a sua produtividade no home office do que se frustrar constantemente com metas impossíveis de serem atingidas. Por isso, seja realista e organize suas atividades diárias e semanais segundo os princípios S.M.A.R.T.

Ou seja, defina metas de cumprimentos de atividades que sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais. 

5. Se o problema for concentração…

Vá de Pomodoro! Não tem jeito, tem dias que a falta de concentração é a maior inimiga da produtividade no home office. Nessas horas, a técnica pomodoro vai bem. 

Outras opções são desligar o celular (caso isso seja possível dentro da sua atividade de trabalho); fazer uso de músicas ambiente para ampliar a sua concentração e até fazer uso de óleos essenciais, como o alecrim e o lemongrass, para elevar a energia e estimular o nosso foco. 

6. Por fim, desconecte-se.

Desconectar no final do dia é tão importante quanto se manter ativo ao longo da jornada de trabalho para a produtividade. Trabalhadores cansados tendem a cometer mais erros e, com isso, diminuir seu desempenho. Por isso, para garantir a continuidade da sua boa produtividade no home office, não deixe de descansar no final do dia.

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!