Orgulho LGBTQIA+: inclusão no mercado de trabalho

Quando pensamos em culturas empresariais, o assunto que está ganhando cada vez mais espaço é a inclusão LGBTQIA+ no mercado de trabalho.

Contudo, é perceptível que existe um longo caminho de desconstrução e reconstrução. Somente assim, espaços de diversidade serão estabelecidos e cada pessoa será respeitada pelo que é e por suas habilidades enquanto profissional, não levando como fator determinante o seu gênero ou sexualidade.

E, foi neste chamado ao respeito que surgiram os manifestos, ainda no ano de 1969, e as bandeiras que compõem o movimento.

Diversidade e a inclusão consistem

Em montar equipes com pluralidade de perfis dentro de uma organização. As empresas contratam profissionais com diferentes características físicas, culturas, religiões, etnias, gêneros, orientações sexuais, etc.

Listamos algumas atitudes que podem mudar cenários e evitar o preconceito no ambiente de trabalho.

1- Comunicação e educação

Estabeleça processos de comunicação e educação para as equipes. Assim, poderão ser trabalhados assuntos como as políticas de inclusão e diversidade dentro da empresa, o preconceito em suas diferentes formas e, principalmente, o respeito que é exigido para com todos, independente da orientação sexual ou do gênero que a pessoa se identifica.

2- Estabeleça uma política anti-discriminação

Depois de trabalhar os processos de educação e desconstrução dentro das equipes, estabeleça políticas anti-discriminação. Com isso, tanto os colaboradores antigos quanto os novos, saberão que situações como discriminação ou violências físicas e verbais não serão toleradas.

3- Crie uma rede de apoio

Estabeleça um ambiente seguro para que todos os colaboradores sintam-se à vontade para conversar sobre questões problemáticas, trazendo situações de preconceito para serem trabalhadas e solucionadas. Para isso, é importante contar com uma equipe de profissionais empáticos e que estejam alinhados com os ideais e princípios defendidos pela empresa.

4- Envolva todas as lideranças

O bom alinhamento entre líderes é importantíssimo para o desenvolvimento da empresa. Por isso, é indicado envolvê-los nas ações para implementação de iniciativas de diversidade e inclusão.

5- Ofereça salários compatíveis com funções

Para construir um ambiente seguro, inclusivo e diverso, onde as pessoas se sintam motivadas a crescer e a se desenvolver, é importante oferecer salários e promoções conforme  as funções de cada colaborador. Assim, deixe claro a todos que características físicas, gêneros e sexualidade não são pontos de decisões, mas que todos possuem as chances de crescerem dentro da empresa.

Dessa forma, é importante criar oportunidades de desenvolvimento e crescimento para todos os colaboradores e oferecer salários compatíveis com funções.

Comitiva da Vibbra

Na Vibbra acreditamos que as mudanças precisam começar internamente e depois externar. Assim, em novembro de 2021, criamos a Comitiva de Diversidade e Inclusão.

O projeto foi encabeçado pela colaboradora e líder de pessoas, Marina Touro. Primeiramente, Marina realizou um curso e, depois, iniciou a jornada de implementação da comitiva que se reúne para conversas uma vez ao mês. Assim, a cada reunião, são trazidos temas para reflexão dos participantes que, mais tarde, são trabalhados para todas as equipes. A participação é voluntária, mas Marina destaca que há participantes de todas as áreas da Vibbra:

“As reuniões possuem um papel importante de trazer a temática de diversidade e inclusão mais para dentro. Agora que vamos para nosso oitavo encontro, dá para ver que diversas temáticas já foram debatidas, várias coisas antes não eram conversadas, agora foram trabalhadas em um espaço seguro, onde todos podem conversar abertamente.

Além disso, a partir das conversas, se criou um engajamento e uma maior comunicação das equipes entre si. Afinal, é um momento de debater e de refletir, mas também traz essa interação que no virtual é muito importante. Mas, além das reuniões, nós trabalhamos os assuntos em ações de educação mensal que envolvem todas as equipes. Eu lembro da nossa primeira ação, realizamos uma ‘caminhada dos privilégios’ virtual, onde quem tinha um privilégio dava um passo para a frente, quando não tinha dava um passo para trás a depender da pergunta. E, nesta caminhada, cada um pode perceber a sua trajetória e como ela se difere das outras pessoas. Foi perceptível o engajamento de toda a Vibbra e de como isso nos marcou”.

A partir da criação da Comitiva, cada setor começou a desenvolver ações que corroboram para a diversidade e a inclusão dentro da Vibbra, desde processos seletivos até o apoio através de campanhas e conteúdos. Uma dessas ações foi a criação de uma vaga afirmativa dentro do setor de Customer Success, voltada exclusivamente para pessoas trans.

Inscreva-se na Newsletter da Vibbra e receba novidades na área de tecnologia e curiosidades .

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!