Encontrar freelancers: o que você PRECISA saber

Encontrar freelancers é um tema amplamente debatido por mim juntamente com meu sócio Leandro Oliveira. Por isso, esse post foi co-escrito com ele ????

Agora que você já entendeu o que PRECISA saber ANTES de contratar freelancers, vamos ajudá-lo a entender o que você precisa saber para conseguir ENCONTRAR os freelancers certos para o seu projeto.

Só que antes de começarmos, vem aqui me dar um abraço!

Sim, nós entendemos seus medos como:

“E se ele fugir com meu dinheiro?”

“E se o freela não entregar?”

“E se for muito ruim e a gente não se acertar?”

“E se ele roubar minha ideia ou meu código?”

Pois é, mas fique tranquilo que esses não são medos apenas seus.

A questão aqui é entender que profissionais ruins e de má índole tem em qualquer lugar. O que queremos fazer é ajudar você a encontrar aqueles que são de fato bons e confiáveis, ok?

Bora? Então bora!!

Pra encontrar freelancers certos pro seu projeto, precisamos entender como você quer trabalhar com eles e quanto está disposto a pagar.

Quer encontrar freelancers para um trabalho remoto ou presencial?

Na maioria dos casos (quase todos), quando se fala de desenvolvimento de software, você consegue executar o trabalho com profissionais remotos. Porém, se você é daqueles que gosta do famoso “olho no olho”, é bom entender as diferenças desses modelos. Isso irá refletir diretamente na sua busca depois.

Um bom exercício é colocar no papel o que você enxerga como vantagens e desvantagens de cada modelo. Pense de acordo com o seu modo de trabalho e no que a sua demanda precisa resolver.

E não esqueça que a contratação de profissionais terceirizados, mesmo que para a atividade fim da sua empresa, é uma prática permitida após a Reforma Trabalhista.

Freelancers presenciais

Como vantagem do presencial, você tem o contato humano. Dependendo do seu projeto ou da sua intenção futura com o freelancer, pode ser uma boa fechar um job presencial para vocês se conhecerem melhor, como um teste. Se tudo der certo, você pode até contratar ele pra sua equipe futuramente.

Como desvantagem, temos a limitação geográfica na busca. Se você só pode buscar profissionais na sua cidade, pode deixar de conhecer ótimos talentos que estão longe. Além disso, o freelancer pode aumentar o valor de hora pela necessidade de deslocamento.

Freelancers remotos

Como vantagem, o trabalho remoto traz a possibilidade de acessar bons profissionais, sem barreiras físicas. Com isso, você pode achar ótimos talentos com um bom valor de hora por ele morar em uma cidade do interior. Ainda, o freelancer consegue organizar melhor seus horários, separando tempo para o seu projeto em momentos de maior produtividade.

Como desvantagem, você precisará entender como gerenciar um profissional remoto. Nesse modelo, você precisa definir um processo claro de trabalho com o freelancer. Questões como ferramentas que irão usar para acompanhar o progresso do trabalho, horários e dias de comunicação sobre o projeto, são fundamentais pro sucesso.

Quer pagar quanto? ????

É bom não levar a sério a pergunta acima pois tenha certeza que querer nem sempre é poder. Eu queria comprar uma Ferrari pagando o valor de um Fusca, mas né!?

Encontrar freelancers com seu Fusca-Ferrari
Não adianta insistir no bom, barato e rápido. O máximo que vai conseguir é uma gambiarra como essa ????

Na hora de pensar no seu orçamento para contratação, tenha em mente os pontos que mais impactam no valor de um freelancer.

  • Nível de conhecimento do profissional: júnior, pleno ou sênior? Falei um pouco sobre isso mais no final desse post, mas em média, quanto mais júnior, maior o risco, mais barato, e quanto mais sênior, menor o risco e mais caro.
  • Nível de complexidade da demanda: demandas muito complexas geram nos freelancers aquele pensamento: “já que vou penar pra fazer, ao menos preciso ganhar bem por isso”.
  • Duração da demanda: trabalhos de média e longa duração, são mais atraentes e geralmente eles estão dispostos a flexibilizar seu valor por isso.
  • Remoto ou presencial: como comentei antes, presencial envolve deslocamento, logo, pode refletir no valor cobrado pelo freelancer.
  • Região de onde é o freelancer: nosso país é muito grande, com custos de vida diferentes dependendo da região. Então, em média, quanto mais do interior ele for, maior a chance de ter um valor diferenciado.

Sabendo disso, uma boa dica é definir uma margem de orçamento e não um valor absoluto.

Seja realista, coerente e justo nesse momento

Defina o valor máximo que você pode investir no seu projeto, do qual você sabe que não consegue passar. E defina o valor mínimo que julga coerente pagar pelo tamanho do seu projeto e pela qualidade que você espera receber.

Veja bem, mais uma vez não estou me referindo ao quanto você quer pagar, mas sim ao quanto você acha correto pagar pela execução do trabalho desejado.

Caso você não entenda muito de software, é uma boa hora pra pedir aquela ajuda marota pro seu amigo de TI. Peça para ele ao menos uma noção por alto de margem de valor que esteja coerente pra um freelancer cobrar pelo seu projeto. Use isso como referência.

Se após isso você perceber que a sua margem de orçamento está coerente e justa, ótimo!

Você conseguirá atrair bons freelancers e passará a imagem de uma pessoa confiável para se fazer negócio. Já se você perceber que seu orçamento máximo é limitado e não dará conta de tudo o que seu projeto exige, é hora de rever o escopo e tentar reduzir. Nessa hora é essencial você se familiarizar com conceitos de MVP.

Agora sim! Vamos para a “caça aos freelancers”!

Pronto! Agora sim sabemos que você já fez o dever de casa: definiu bem seu escopo; sabe o perfil técnico e de experiência do freelancer que o seu projeto exige; definiu se será um trabalho remoto ou presencial; e sabe sua margem de orçamento disponível.

Vamos a caça!

Se você achou que eu ia falar pra você buscar os freelancers na Vibbra!, sorry, achou errado bebe!

Sabemos muito bem do valor que entregamos com a nossa plataforma. Mas não podemos ser hipócritas e ignorar o fato de que as indicações de pessoas próximas, sempre são um bom caminho, além de outras opções fáceis de achar online.

Então, vamos com algumas dicas onde você pode procurar e encontrar freelancers pro seu projeto!

Encontrar freelancers por indicações

Não adianta negar que o bom e velho boca-a-boca ainda hoje funciona. Se você é uma pessoa de TI ou trabalha em uma empresa de tecnologia, certamente acumulou ao longo dos anos uma boa rede de contatos de desenvolvedores e designers. Esse é um bom momento pra usar essa rede e divulgar entre seus contatos que você está buscando um freelancer.

Para ajudar sua rede a conseguir lhe ajudar de forma mais eficiente, você pode elaborar um documento de 1 página em PDF que resume as informações que você levantou antes de iniciar a busca. Que são: escopo, perfil do freelancer desejado, formato de trabalho e margem de orçamento.

Mas, nem todo mundo tem essa rede de contatos já montada, o que dificulta um pouco. Nesses casos uma divulgação nas suas redes sociais pessoais pode ajudar, pois é uma forma de ter indicações de pessoas confiáveis.

Só fique ligado em um detalhe muito importante: verifique os laços de quem está indicando com o indicado.

Priorize indicações de quem tem ou já teve relações de trabalho com a pessoa indicada. Não caia no erro de confiar na indicação de um primo, amigo, filho, sobrinho que a pessoa nunca trabalhou e está indicando somente por gostar dela.

Encontrar freelancers no LinkedIn, Slack ou grupos no Facebook

Sabendo a linguagem de programação que será utilizada no seu projeto, fica muito mais fácil a busca direta de pessoas via plataformas e grupos específicos desse conhecimento técnico.

No LinkedIn ou Facebook, você pode pesquisar, por exemplo, por “React Native” e encontrar listas de pessoas que vincularam esse conhecimento ao seu perfil, além de grupos de estudo e debate da tecnologia e até de freelancers/jobs na área.

Já no Slack, ferramenta de comunicação bastante utilizada pelo pessoal mais técnico, você consegue encontrar diversos canais que unem profissionais de tecnologia sobre um determinado assunto. Nesses canais você pode encontrar todos os níveis de profissionais, além de conteúdos, opiniões, troca de ideias, etc.

Encontrar freelancers em no Slack
Slack da Vibbra! ????

Aqui você encontra um post indicando vários canais do Slack relacionados a diferentes conhecimentos técnicos.

Mas lembre-se: em caso de grupos no LinkedIn ou Facebook e canais do Slack, procure e leia com atenção as regras do grupo!

Alguns grupos possuem regras bem específicas quanto a busca de profissionais ou postagem de oportunidades de trabalho. Se você não seguir as regras logo será banido do grupo.

Uma vez que está ciente de como o grupo funciona, entre em contato apresentando sua demanda de forma mais genérica, verificando a disponibilidade e apresentando o escopo no final. Daqueles que te retornarem interessados, você pode evoluir uma conversa e passar mais detalhes pra pedir um orçamento.

Encontrar freelancers em plataformas de freelancers

Bom, aqui estou em casa e conheço muito bem esse caminho hehe. Mas ao invés de falar da Vibbra! ou outras plataformas, vou focar em explicar pra você os diferentes perfis de plataformas de freelancers que você encontra no mercado. Aí depois você pode aprofundar com uma pesquisa no Google mesmo ????

Quando se fala de plataformas de freelancers, temos basicamente 2 tipos: as de rede aberta e as de rede selecionada.

Plataformas de rede aberta

Essas são aquelas plataformas onde qualquer freelancer pode se cadastrar. Basta preencher um formulário básico de cadastro e depois montar o seu perfil.

Aqui você encontra de tudo. Desde os profissionais mais iniciante até os mais experientes, Desde os mais confiáveis até os mais caloteiros. Desde quem cobra R$ 5,00 por hora até quem cobra mais de R$ 300,00.

Nessas plataformas você verá sempre um volume muito alto de freelancers, algo como mais de 30 mil cadastrados, além de um volume muito alto de pessoas procurando e pedindo orçamento. Por isso, geralmente são plataformas onde o foco está no volume e não tanto na qualidade. Por terem muitos profissionais, a plataforma vira algo como um leilão ou um mercado aberto sem muitas regras, onde você terá orçamentos absurdamente diferentes pra uma mesma demanda. Além disso, geram o senso de tecnologia ser algo barato e rápido, como no exemplo da imagem abaixo que tirei de uma dessas plataformas.

Encontrar freelancers em Plataformas Abertas - Descrição de projeto
Super simples! ????
Encontrar freelancers em Plataformas Abertas - Proposta
Claro que da pra fazer um Instagram/Waze em 29 dias ????????????

O maior desafio nesse tipo de plataforma de freelancers é conseguir encontrar aqueles que são bons e confiáveis. Mas mesmo assim, você terá de se arriscar e pagar pra ver.

Plataformas de rede selecionada

Já esse perfil de plataforma realiza uma curadoria dos freelancers que entram pra rede, ou seja, há um processo de seleção envolvido ou ao menos uma triagem. Com isso, essas plataformas acabam tendo uma rede de freelancers de mais alto nível, descartando aqueles que são pouco confiáveis e que possuem pouca ou nenhuma experiência com trabalhos freelancers.

É fato que nessas plataformas você encontrará um volume muito menor de profissionais disponíveis, geralmente de 100 a 1000. Isso pode diminuir o seu leque de opções. Porém, o nível de qualidade técnica, experiência e profissionalismo dos freelancers são muito maiores. Além de reduzirem bastante o seu risco de falha na escolha do profissional.

Geralmente essas plataformas também oferecem ferramentas pra ajudar no processo de contratação, além de realizarem um acompanhamento mais próximo da sua relação com o freelancer contratado. Por conta disso, os valores que você paga em plataformas selecionadas acabam sendo maiores do que uma plataforma aberta.

Bom, nem preciso dizer onde a Vibbra! se encaixa né? ????

Gostou das dicas? Gostaria de entender mais sobre os profissionais que atuam no modelo freelancer? Entre em contato com a gente e vamos debater o assunto!

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!