O mercado de tecnologia e a falta de profissionais

Atualmente, o cenário do mercado de tecnologia é este: sobram vagas de emprego e faltam profissionais especializados. Uma dura realidade que muitas empresas já conhecem bem. No post de hoje nós vamos falar sobre alguns dos motivos que têm levado a esse “apagão de talentos em tecnologia” e apresentar alguns caminhos possíveis para contornar esse problema!

Carência de profissionais no mercado de tecnologia brasileiro

Segundo um estudo realizado pela Softex, a carência de profissionais pode ultrapassar os 408 mil postos de trabalho até 2022. Isso significa uma perda de R$ 167 bilhões de reais para a economia do país.

De acordo com a Brasscom, o Brasil capacita 46 mil pessoas com perfil tecnológico anualmente. Entretanto, estima-se que são necessários cerca de 70 mil profissionais ao ano. Ou seja, além de superar a falta de mão de obra, também precisamos superar um gap geracional de formação de novos profissionais.

Assim, estimular jovens mulheres e rapazes a seguir o caminho da tecnologia é algo que pode começar nas escolas, ensinando pouco a pouco a lógica da programação. Além, é claro, de ajudar a expandir os horizontes de futuro através do mundo da tecnologia.

Salários Inflacionados 

Certamente, o problema da falta de mão de obra também se repete em outros países, revelando uma demanda global por profissionais da área de software. Além da disputa interna por profissionais, as empresas acabam concorrendo internacionalmente, uma vez que empresas estrangeiras buscam cada vez mais por desenvolvedores brasileiros.

Além disso, com a alta do dólar, aqueles profissionais que dominam o inglês, não hesitam em trabalhar de forma remota para outros países, trazendo mais implicações para o mercado de tecnologia brasileiro.

Sobretudo, cada vez mais assediados, os salários dos desenvolvedores tendem a ser bem mais elevados do que a média salarial do mercado. Deste modo, eis o problema: nem todas as empresas conseguem arcar com os altos custos de uma contratação interna desses profissionais.

Por que isto está acontecendo agora?

Em suma, a verdade é que, hoje em dia, toda empresa é digital e a demanda por desenvolvedores de software não se dá apenas entre as empresas cujo produto é de base tecnológica.

Ou seja, a própria indústria brasileira necessita, cada vez mais, de profissionais de TI para elaborar painéis administrativos de software, por exemplo, que melhorem a qualidade da gestão do trabalho e acelerem a produtividade.

Com isso, muitos projetos de software se encontram com o seu processo de execução a ritmo lento ou completamente parados. Entretanto, não devemos esquecer que de toda crise, emergem novas soluções e nós estamos aqui para apresentar caminhos possíveis para que o seu projeto de software saia do papel.

Encontre desenvolvedores para o seu projeto de software

Se contratar um desenvolvedor full-time é muito caro e difícil, você já pensou em contratar profissionais part-time? Esta pode ser uma solução viável.

Através da plataforma Vibbra! você pode contratar remotamente de maneira mais inteligente, descomplicada, rápida e sem vínculo empregatício nos seguintes modelos:

  • Vibbrante Starter
  • Vibbrante Experience
  • Vibbrante Steady
  • Vibbrante Squad
  • Vibbrante Crowd

Baixe o nosso eBook agora e saiba como cada um desses modelos de contratação remota funciona na plataforma Vibbra!

Banner Escassez de profissionais de Tecnologia

Veja também: Descubra 5 benefícios da Transformação Digital

Gostou das dicas sobre a solução Vibbra! para o mercado de tecnologia no Brasil? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a Vibbra! no Instagram e no LinkedIn, e fique sempre por dentro das novidades!

 

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!