Não sabemos o que vai acontecer amanhã

Depois de quase três meses de isolamento social, entramos no segundo semestre de 2020 em meio a ciclones no sul do Brasil! De fato, 2020 não está para brincadeira. Mas o nosso foco hoje não é reclamar, nem tentar prever o futuro. A verdade é que não sabemos o que vai acontecer amanhã. Tudo o que temos é o hoje e nós estamos aqui para te ajudar a encarar essa realidade.

Mudança

Logo no início do ano nós buscamos ajudar pessoas e empresas a transicionar do modelo de trabalho presencial para o modelo de trabalho remoto. Nosso time, assim como nossos Vibbrantes, já estavam bastante acostumados a lidar com os desafios e a desfrutar dos benefícios do home-office. Por isso, procuramos compartilhar o maior número possível de dicas e ferramentas para fazer do trabalho remoto algo possível. 

Entretanto, nós sabemos que algumas pessoas entraram nesse modelo pensando: “vamos ter que ficar em casa só 15 dias, um mês no máximo”! Mas o tempo foi passando e, por mais que algumas atividades já tenham sido retomadas em algumas cidades, muitas empresas ainda seguem de forma remota. Por isso, se você vinha tratando o trabalho remoto como algo temporário, esse post é para você. Afinal, chegou a hora de aceitar e encarar essa realidade de frente.

Aceitação

Seja você gestor ou colaborador, deve estar passando pelas mesmas saudades que muita gente: aquele happy hour de sexta-feira com os amigos; o cafézinho depois do intervalo de almoço com os colegas; os encontros olho no olho que desfazem o mal entendido daquela palavra que pareceu meio atravessada no Slack. Tá tudo bem sentir saudades disso tudo. Só o que não dá mais para fazer é se agarrar a isso e se iludir que a pandemia vai acabar amanhã e que “tudo vai voltar ao normal”. 

Lembra: a gente não sabe quando isso vai acabar. Mas a gente sabe o que pode ser feito AGORA para fazer do seu home-office uma realidade um tanto mais agradável. Por isso, aceita que, não só vai doer menos, como você vai ser capaz de organizar melhor os próximos meses do ano.

Estrutura

Vamos começar pelo começo. A gente imagina que a essa altura as pessoas que moram com você já entenderam que existe a “hora do trabalho” e a “hora do lazer”. Por isso, não vamos focar nesse ponto hoje e vamos olhar para algumas questões mais estruturais que ainda possam estar sendo solucionadas na base do improviso.

Responda com sinceridade: Você já conseguiu arrumar o seu cantinho de trabalho remoto? Tá confortável? Ainda não? Será que não é hora de abandonar aquela banqueta e comprar uma cadeira de escritório de verdade? Olha, a gente acredita que sim. 

Poder se acomodar para trabalhar com conforto é importante para a saúde da sua coluna, assim como para a sua concentração e produtividade. Se você ainda não possui uma mesa de trabalho, essa é a hora para organizar a vida de vez!

Conhecimento 

Você ainda tem dificuldades para se comunicar com o seu time a distância? Sente que as suas relações pessoais estão mudando? Algumas pessoas inesperadamente se aproximam e outras, que eram tão próximas, agora parecem distantes? Sofre para se concentrar? Tem receio do que pode acontecer no futuro?

Parece que o mundo nunca esteve tão cheio de perguntas sem respostas exatas, não é mesmo? Ao contrário do que pode parecer, isso não é um problema. É só parte de um longo processo de transformações que estamos vivendo. 

Além disso, você pode estar enganado a respeito da “falta de respostas”. É verdade, ainda não sabemos o que vai acontecer amanhã. Porém, muita gente sabe – mais ou menos (rs) – como contornar problemas de comunicação a distância, por exemplo. Não há porque se sentir isolado. Existe, atualmente, uma quantidade absurda de conhecimento sendo produzido no mundo. Aproveite que você não está mais perdendo duas horas por dia no trânsito e descubra novas formas de estudar e aprender. 

Independente do que vai acontecer amanhã, nós temos certeza de que buscar conhecimento, seja sobre o mundo, ou sobre o seu trabalho, vai te ajudar a encarar essa situação toda de frente (e parar de fingir que tudo vai voltar ao “normal” amanhã). Essa pandemia, afinal de contas, também é sobre as formas como nos nutrimos de mundo. 

Então, seja mudando a sua casa, transformando o seu cantinho de trabalho remoto, ou, buscando conhecimento para te ajudar a melhor desenvolver o seu trabalho, o importante é erguer a cabeça. Até porque, 2020/2 apenas começou.

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!