Analista de BI

O profissional que faz mágica com os dados: analista de BI

Você já ouviu falar do analista de BI?

Esse é o profissional que transforma os dados em informações estratégicas para o seu negócio. Ele é capaz de coletar, organizar, analisar e apresentar os dados de forma inteligente e prática, gerando insights valiosos que podem te ajudar a resolver problemas, identificar oportunidades, melhorar processos e aumentar a competitividade.

Mas o que é BI?

BI é a sigla para Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios em português. Trata-se de um conjunto de técnicas e ferramentas que permitem transformar dados brutos em conhecimento útil para a tomada de decisão.

O analista de BI é o profissional que domina essas técnicas e ferramentas, e que sabe como aplicá-las aos cenários reais da empresa. Ele é responsável por garantir a qualidade dos dados e das integrações de diversas fontes, gerar relatórios consistentes e automatizar processos documentais para uso frequente.

Para ser um bom analista de BI, é preciso ter uma formação que mescle conhecimentos técnicos com conhecimentos de negócios. Além disso, é necessário desenvolver habilidades como:

  • Raciocínio lógico: para criar relações entre os dados e as suas consequências;
  • Operação de banco de dados: para armazenar, manipular e consultar as informações;
  • Conciliação de teoria e prática: para aplicar os conceitos de BI aos cenários reais da empresa.

Por que é importante ter um analista de BI na empresa?

Ter um analista de BI para sua empresa é importante por vários motivos. Um deles é que o analista de BI pode ajudar a transformar os dados em informações estratégicas para o seu negócio, fornecendo insights valiosos que podem te ajudar a resolver problemas, identificar oportunidades, melhorar processos e aumentar a competitividade.

Outro motivo é que o analista de BI pode ajudar a otimizar os processos internos da empresa, através da consultoria e análise de dados, com o objetivo de obter vantagens competitivas. O analista de BI pode auxiliar na definição de novos padrões e melhores processos de desenvolvimento, na identificação de novas bases de dados que serão fontes valiosas de informação, na garantia da qualidade dos dados e das integrações de diversas fontes, na geração de relatórios consistentes e na automação de processos documentais para uso frequente.

O profissional de dados, ajuda a comunicar e compartilhar as informações estratégicas com as partes interessadas da empresa, facilitando a tomada de decisão. Apresentar os dados de forma inteligente e prática, usando painéis personalizados, Dashboard, gráficos, tabelas e outros recursos visuais.

Também utiliza recurso como mineração de dados, geração de relatórios, benchmarking e métricas de desempenho para acompanhar o desempenho da empresa em relação às metas.

Onde encontrar um analista de BI ?

A Vibbra é uma plataforma que conecta profissionais tech freelancers com empresas que buscam profissionais de tecnologia freelance de qualidade.

Na Vibbra, você encontra analistas de BI com experiência comprovada e disponíveis para trabalhar para criar e analisar os  dashboard. Possuímos uma solução flexível e segura para as suas demandas digitais, com o modelo de contratação por hora. Você pode escolher o profissional que mais se adequa ao seu perfil e ao seu orçamento, e acompanhar todo o trabalho pela plataforma da Vibbra.

Não perca tempo e clique aqui para saber mais sobre como contratar um analista de BI freelancer para o seu negócio.

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!