Porque contratar um freelancer é uma boa opção

A contratação de freelancer remoto, tornou um dos melhores meios de encontrar profissionais para demandas de áreas escassas, como a tecnologia.

Como funciona a contratação de freelancer

O freelancer é um profissional de uma determinada área que é contratado sem vínculo empregatício para desempenhar uma demanda pontual. Por exemplo, você pode contratar um desenvolvedor freelancer remoto para realizar melhorias específicas em seu site ou, até mesmo, contratá-lo para desenvolver um aplicativo.

A forma de contratação pode variar conforme o canal utilizado. Aqui na Vibbra, por exemplo, a contratação se dá por meio de um contrato que o nosso modelo de negócio disponibiliza, garantindo a entrega das tarefas contratadas e o pagamento do profissional. Dessa forma, o desenvolvedor remoto e a empresa não possuem uma relação fixa de trabalho, mas contratual.

Por sua vez, existem outras plataformas que disponibilizam o contato com profissionais remotos de diferentes áreas, contudo, não oferecem o acordo contratual ou suporte em qualquer fase do processo. Essa falta pode acabar causando problemas entre a empresa e o prestador de serviço.

Riscos de contratar um freelancer por conta própria

Falta de comunicação, entregas atrasadas ou com problemas e desaparecimento de profissionais. Esses são alguns dos riscos da contratação de freelancer de forma externa, principalmente, quando não há a mediação de uma plataforma especializada e a assinatura de um contrato que determina as obrigações de ambas as partes.

Outro problema muito comum, quando não existe uma mediação responsável, é o abandono injustificado do projeto. Ou seja, o freelancer recebe uma parte do valor, mas acaba abandonando as tarefas sem terminá-las, causando prejuízos aos contratantes que não perdem só os valores, mas o tempo investido.

Nos casos de demandas de longo prazo, mesmo que tudo ocorra bem com os projetos, há o risco do freelancer externo entrar com um processo de reconhecimento de vínculo empregatício. Por isso, é importante muita atenção antes de aderir a qualquer plataforma para contratar um freelancer, pois nem todas asseguram os direitos dos contratantes através de um contrato firmado.

Contratação de freelancer

Vantagens de contratar um freelancer

Por outro lado, não podemos pensar que este modelo de contratação só apresenta riscos. A verdade é que contratar um freelancer da área de tecnologia traz vários benefícios. Como:

Economia de tempo e de dinheiro

A principal vantagem da contratação de freelancer está na redução de gastos quando comparada a contratações tradicionais (CLT). Isso porque a empresa terá que arcar somente com os honorários do profissional e com possíveis tributações fiscais. Logo, fica isenta de impostos com encargos, transportes e demais benefícios que são necessários em uma contratação fixa.

Além disso, existe uma economia significativa no tempo de contratação. Para encontrar e contratar um profissional por meio de uma plataforma especializada, o tempo médio de contratação é de 7 dias. Já uma contratação CLT pode demorar meses.

Preenchimento de vagas de TI

Encontrar e contratar um profissional de TI não é uma tarefa fácil. Atualmente, muitos profissionais preferem trabalhar de forma remota, recusando contratações fixas e presenciais, como nos casos de CLT.

Dessa forma, através da contratação de freelancer remoto, é possível alocar uma pessoa de modo part-time ou full-time. Um exemplo é a contratação de desenvolvedores back end freelancers para atuar em um projeto dentro da empresa.

Ampliação do time e maiores entregas

Em casos de equipes já existentes, fixas e presenciais, é possível ampliar o time interno, em poucas horas, por meio da contratação remota de um profissional com habilidades técnicas específicas. Isso aumentará as opções de desenvolvimento e, ainda,  realizará um escoamento de sobrecarga de trabalho. Afinal, você manterá seu time interno focado em certas demandas e delegará o excedente para as contratações remotas.

Além disso, uma contratação de freelancer, quando possui o comprometimento do profissional assegurado por contrato, garante as entregas de tarefas nos prazos determinados. Afinal, diferente de um colaborador com horários fixos, o freelancer apresenta maior flexibilidade de horários, podendo atuar da forma como desejar para entregar as tarefas, inclusive durante as noites ou fins de semana.

Execução de projetos digitais específicos

Em casos de demandas específicas, é possível montar um time completo, com todas as habilidades técnicas necessárias para iniciá-las do zero e executá-las conforme o combinado, como product managers, project managers, designers e desenvolvedores.

3 Dicas para contratar um freelancer de forma segura

Depois de avaliar os riscos e as vantagens, é possível iniciar a busca pelo profissional ideal para a sua demanda. Para isso, nós respondemos as 3 perguntas mais comuns quando se fala de contratar um freelancer de forma segura. Veja:

Como contratar um freelancer?

Para contratar um freelancer você pode utilizar plataformas especializadas, como a Vibbra, ou procurar por conta própria, o conhecido “freelancer externo”. Contudo, como já vimos, é importante ter muita atenção aos termos de contrato para evitar problemas futuros.

Então, uma dica é coletar feedbacks de outros clientes sobre o perfil do profissional, seu comprometimento com prazos e entregas e o retorno em caso de alterações. Além disso, é possível pedir se ele possui um portfólio com alguns trabalhos e analisar suas habilidades técnicas específicas.

Onde encontrar freelancer?

Encontrar um profissional remoto pode ser um desafio se for realizado de forma externa. Porém, você pode contar com a ajuda de uma plataforma para contratar freelancers.

Dependendo da usabilidade da plataforma, você poderá explicar sua demanda e escolher o profissional que acha mais interessante. Todavia, é importante ficar atento à proposta, afinal de contas, existem algumas que focam somente na economia do cliente, sem levar em conta o perfil do profissional e suas habilidades. Isso pode levar a uma contratação equivocada e diversos prejuízos com falta de entregas ou, até mesmo, problemas nos projetos desenvolvidos.

Portanto, busque um site para contratar freelancer que entenda as necessidades da sua empresa e preste o suporte necessário para uma parceria de sucesso.

Como contratar um freelancer legalmente?

A contratação de profissionais remotos ainda causa muitas dúvidas quando se fala em tributação e prestação de serviços. A melhor orientação para realizar uma contratação de forma legal é utilizar um contrato de prestação de serviço, onde você deve especificar algumas cláusulas que asseguram os direitos do profissional contratado, mas, ao mesmo tempo, garantem a segurança legal da sua empresa.

Além disso, é importante sempre solicitar a emissão de Notas Fiscais, de forma que o profissional contratado precisará possuir CNPJ.

Contrate freelancer com a Vibbra

Somos um marketplace que conecta empresas e profissionais de tecnologia de forma ágil, transparente e segura, criando o match perfeito.

Para isso, indicamos profissionais de alta nível, com mais de três anos de experiência e que passaram por uma rigorosa avaliação de perfil e de habilidades técnicas e comportamentais. Além disso, realizamos a gestão do relacionamento através da intermediação de contratos e dos pagamentos e do suporte em qualquer fase do relacionamento.

Cadastre-se agora gratuitamente e conheça os perfis de profissionais freelancers disponíveis em nossa plataforma. Clique aqui!

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!