Projetos de Tecnologia – Contratações de alto custo e divergências geracionais – O que fazer?

O mercado de tecnologia enfrenta muitos desafios. O principal deles é a escassez de profissionais com as competências e habilidades que os atuais projetos de tecnologia das empresas exigem.

Além disso, há os altos custos nos processos de contratação e retenção de talentos, bem como as divergências geracionais – um contexto incompatível com os modelos tradicionais de gestão. A transformação digital provocou uma crise de paradigmas na relação de empresas e colaboradores.

Em contraponto, surgem a cada dia soluções e novos formatos de trabalho, que trazem novas possibilidades para aqueles projetos de tecnologia parados que impedem o seu negócio de progredir.

Altos custos nas contratações de profissionais e turnover

Muitas empresas, após longos e custosos processos de recrutamento e seleção, e ao investirem em treinamento durante diferentes momentos da trajetória do profissional de tecnologia na organização, têm prejuízo quando, pouco tempo depois, o colaborador se desliga, gerando ainda mais custos com encargos rescisórios. De fato, é muito tempo e dinheiro dedicados, cujo resultado é o temido turnover.

 

Com isso, os projetos de tecnologia, essenciais para o crescimento do negócio, ficam parados ou são adiados indefinidamente. O desenvolvimento de processos tecnológicos em empresas de todos os segmentos é essencial para que sejam mais competitivas e gerem novos diferenciais de mercado.

Divergências geracionais nos projetos de tecnologia

Apesar de a escassez de profissionais de tecnologia ter muitos desdobramentos, além dos altos custos de contratação e demissão, as empresas se deparam com outro problema: as divergências geracionais em relação aos modelos de trabalho praticados pelas empresas.

A geração Y, também conhecida como Millennial – pessoas nascidas entre 1980 e 1995 – assim como a recente geração Z, busca mais do que remunerações atraentes e benefícios: estes profissionais querem mais flexibilidade de trabalho, rotinas mais instigantes e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Para saber mais, veja a reflexão do nosso CEO Leandro Oliveira sobre as expectativas das novas gerações e as novas possibilidades de contratação para o seu negócio.

Cerca de 50% da mão de obra mundial pertence à geração Y. São pessoas que esperam obter mais sentido em seu trabalho e muitas vezes a oportunidade de trabalhar em diferentes funções e projetos. Cabe às empresas se adaptarem às mudanças, buscarem soluções inteligentes e novos formatos de trabalho – e isso ficou muito evidente durante a pandemia.

Contratação remota de profissionais de tecnologia – Uma solução

Afinal, como resolver este impasse? A solução está em adotar modelos de contratação remota mais dinâmicos, ágeis e enxutos, que atendam tanto às expectativas do negócio e dos novos profissionais.

A Vibbra! é uma plataforma que conecta empresas e profissionais de tecnologia, tendo como diferencial a gestão de relacionamento. São mais de 3.000 profissionais disponíveis na plataforma e passaram por etapas de seleção e comprovação de suas especialidades.

A Vibbra também oferece diferentes opções de contratação baseadas em dois modelos de trabalho que estão revolucionando o mercado: trabalho part-time e trabalho remoto.

Atualmente, são cinco modelos exclusivos de contratação, em que você pode selecionar o profissional que você precisa para projetos curtos ou para longo prazo, ou mesmo contratar uma equipe inteira na medida do seu projeto, com custos menores, em menor tempo e sem burocracias.

Acesse o e-book “Escassez de Profissionais no Mercado de Tecnologia: Como resolver?” e confira em detalhes os diferentes modelos de contratação disponíveis na plataforma Vibbra! para os seus projetos!

Banner Escassez de profissionais de Tecnologia

Veja também: Descubra 5 benefícios da Transformação Digital

O que achou das dicas da Vibbra! sobre as dificuldades em relação aos projetos de tecnologia da empresa? Deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas ideias em suas redes sociais! Siga a Vibbra! no Instagram e no LinkedIn, e fique sempre por dentro das novidades!

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!