Saúde e bem-estar no trabalho remoto

Aproveitando que recentemente foi celebrado o Dia Nacional da Saúde (05/08), vamos conversar um pouco sobre saúde e bem-estar no trabalho remoto! 

Algumas empresas se viram mais preocupadas com essa questão após o acontecimento da pandemia. Afinal de contas, como está a saúde física e mental daqueles colaboradores que se viram tendo que trabalhar de casa? Por mais importante e urgente que seja pensar a saúde dos trabalhadores nesse momento, nós entendemos que a questão do bem-estar no trabalho antecede, e vai muito além, do problema sanitário atual.  

É preciso equilibrar demandas e recursos

Processos de desgaste e adoecimento no trabalho estão diretamente vinculados ao equilíbrio dinâmico entre demandas e recursos disponíveis. Um relacionamento difícil com clientes pode ser muito mais exaustivo, e prejudicial à saúde, quando o ambiente de trabalho não propicia o suporte e a colaboração entre colegas, por exemplo. 

Entretanto, quando demandas e recursos encontram-se em equilíbrio, é muito mais provável que haja engajamento positivo dos colaboradores no trabalho. Uma pessoa pode se considerar positivamete envolvida com seu trabalho quando percebe que esse possui significado e propósito. Outro sinal de engajamento positivo é quando a pessoa se sente cheia de energia. Ou seja, quando encontra satisfação no que está realizando. 

Através dos exemplos acima é possível perceber que o tão buscado “equilíbrio no trabalho remoto” do momento, na verdade sempre foi uma questão para os trabalhadores. Inclusive, alguns profissionais já adotavam o trabalho remoto (muito antes da pandemia) porque estavam justamente buscando formas de equilibrar a vida pessoal e o trabalho e, assim, ser mais feliz e saudável. 

Redes de apoio para superar incertezas

Para além do COVID-19 e do isolamento social, o cenário atual econômico complexifica os modos como podemos/devemos cuidar da nossa saúde e bem-estar. Num cenário de incertezas, fica cada vez mais difícil prever o dia de amanhã. Porém, quando foi que tivemos controle do futuro, não é mesmo?

O ser humano sempre teve que lidar com ambientes adversos. Se nossa espécie sobreviveu até hoje foi porque aprendemos a nos relacionar. Somos seres sociais e necessitamos dos aparatos sociais que inventamos para sobreviver. 

Nas nossas vidas pessoais e em nossos ambientes de trabalho não teria porque ser diferente. Por isso, é tão importante construir e manter redes de apoio. É nesse quesito que muitas empresas têm a possibilidade de fazer algo de diferente para seus colaboradores. 

Buscando formas de se aproximar dos colaboradores

Não existe uma fórmula pronta sobre como cada empresa deve trabalhar a questão da saúde no trabalho remoto de seus colaboradores. Entretanto, uma coisa é certa: é preciso buscar formas de verdadeiramente se engajar com as pessoas com quem se trabalha. 

Aqui na Vibbra! o nosso time central é enxuto e está frequentemente em contato. Porém, sempre entendemos os momentos de Happy Hour como uma forma de nos aproximarmos e conversarmos sobre outras coisas que não trabalho. Agora, mesmo no momento da pandemia, realizamos alguns encontros online para descontrair.

Já com relação à nossa rede extensa de profissionais Vibbrantes, estamos constantemente procurando formas de engajamento. Seja através de conversações em inglês; bate-papos abertos; ou envio de alguns mimos (como nossas camisetas); além de comunicar aos Vibbrantes que eles e elas podem sempre contar conosco para o que for preciso.

Parceiros do bem-estar no trabalho

Na medida em que as empresas ganham tamanho em número de trabalhadores, as ações de aproximação um a um podem ser mais difícieis de se realizar. Nesse momento, algumas estratégias podem ser empregadas: desde a oferta de serviço laboral até o estabelecimento de parcerias com psicólogos para a oferta de atendimento psicológico. 

Porém, quando as empresas sentem que é preciso ir além, também é possível contar com plataformas de bem-estar e engajamento como a GoGood

O importante é a empresa entender quais são as necessidades de seus colaboradores para proporcionar rotinas de trabalho mais agradáveis e que levem em consideração a saúde e bem-estar de todos (sendo no trabalho remoto, ou não).

Tech Sob Demanda

Ideal para projetos pontuais e rápidos

Tech Dedicado

Ideal para demandas de médio e longo prazo

Vibbra Squad

Ideal para desenvolver novos projetos

Vibbra Enterprise

Ideal para um alto volume de horas mensais fixas

Receba nossas News!

Cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar as novidades da Vibbra e do mercado.

Amplie seu conhecimento

Olá! Me chamo Rodrigo e estou disponível para te ajudar!