Vendas online: como impulsionar o seu negócio

Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados são datas comemorativas que aquecem o setor de vendas de produtos. Entenda como as ferramentas digitais podem aumentar o faturamento da sua empresa.

Não é novidade para ninguém que a pandemia alterou significativamente o padrão de compra e venda no Brasil e no mundo. Antes do isolamento obrigatório, o comércio online já estava em ascensão, de forma que isso só se intensificou.

Essas informações são confirmadas por pesquisadores da Canuma Capital, que identificaram um montante de vendas online, no ano de 2021, de R$ 260 bilhões. Por sua vez, no mesmo período, o estudo estima que os shoppings brasileiros tenham faturado um valor inferior, chegando à margem de R$ 175 bilhões.

Neste cenário, surgem as datas comemorativas como a Páscoa, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados que apresentam uma expectativa, ainda maior, de faturamento no varejo digital.

Então, se você deseja saber mais sobre o varejo online e conferir dicas de como  as tecnologias podem impulsionar o seu negócio, continue a leitura.

Neste artigo você vai entender:

Datas comemorativas e vendas online

Para te ajudar a entender as mudanças no comportamento do consumidor e o crescimento do varejo online, nós listamos e explicamos as mudanças desde o ano de 2020, quando a pandemia foi decretada, até o ano de 2022. Veja:

Vendas online na Páscoa

A primeira data a movimentar expressivamente o setor é a Páscoa 2022, afinal, existe uma grande procura por ovos de páscoa infantis. Neste sentido, os especialistas apontam que o número de vendas deve superar os últimos anos, com um aumento de 6% em vendas pelo e-commerce.

Essa necessidade de atender os consumidores por meio de uma loja virtual foi sentida em 2020. Na época em que a pandemia foi instaurada, as empresas não estavam preparadas para atender a demanda online, com isso tiveram um faturamento muito abaixo do esperado.

Por sua vez, em 2021, segundo levantamento de mercado da Neotrust, a venda de ovos de Páscoa cresceu 79%, de forma que o comércio digital faturou R$ 45 milhões.

Dia das Mães e o comércio online

Um mês após a Páscoa, o comércio deve se organizar para o Dia das Mães 2022, uma data de extrema importância, chegando ao patamar do Natal.

No cenário de vendas de 2021, uma pesquisa realizada pela MindMiners, apontou que 65% dos consumidores pretendiam comprar seus presentes de forma remota. Dentre eles, 42% enviariam o presente através da loja.

A mesma pesquisa mostrou que somente 19% dos consumidores pretendiam comprar em lojas físicas e entregar pessoalmente o presente para a sua mãe. Esses dados evidenciam a força do varejo digital e como possuir um sistema de entrega eficiente faz toda a diferença para o consumidor.

Compras online no Dia dos Namorados

Por sua vez, o Dia dos Namorados, apresentou um aumento de 117% em 2020, saltando de R$ 2,99 bilhões para a R$ 6,45 bilhões.

No ano seguinte, segundo o Monitor Mercantil, o faturamento em compras para o Dia dos Namorados teve um crescimento um pouco menor, mas atingiu a marca de R$ 6,5 milhões em compras online.

Ainda não há informações sobre o faturamento esperado para o ano de 2022. Entretanto, o mercado virtual deve ser responsável por grande parte da receita.

Vendas online e tecnologia

Como montar um e-commerce de sucesso?

Como vimos, muito antes da pandemia o mercado online já existia. Assim, as mudanças na forma de viver e de se relacionar somente impulsionaram e evidenciaram padrões de consumo que já estavam se estabelecendo.

Quem já possuía um e-commerce em 2020 saiu na frente. Afinal, supriu demandas de clientes, conquistou espaço no mercado e aumentou o faturamento. Contudo, a beleza do comércio online é que sempre há espaço para novas empresas que saibam se diferenciar e possuam vontade de crescer.

Portanto, caso você queira inserir sua empresa no mercado digital e esteja se perguntando como desenvolver uma loja virtual de sucesso saiba que é importante contar com uma estrutura digital, por meio de um bom site que posicione a sua empresa e divulgue seus produtos ou serviços.

Além disso, é necessário entender e planejar as ações necessárias dentro da plataforma como, por exemplo, as transações, os pagamentos e as baixas no estoque. A boa notícia é que existem tecnologias que poderão facilitar essas etapas.

Dicas para impulsionar o seu negócio

Para te auxiliar, separamos algumas ferramentas e práticas essenciais para o bom funcionamento de um e-commerce.

Cibersegurança

Investir em cibersegurança é indispensável para qualquer empresa. Isso porque você estará protegendo tanto o seu negócio quanto os clientes de possíveis ataques criminosos.

Além disso, ninguém deseja adquirir produtos de um e-commerce não confiável, sem ferramentas que garantem transações seguras. Dessa forma, uma empresa que assegure que os dados dos clientes não serão facilmente divulgados, passa mais confiança na hora das compras.

Para isso, é interessante buscar ferramentas que possam proteger sua loja virtual, como, por exemplo, a Virtual Private Network (Rede Privada Virtual) entre colaboradores, a criptografia no armazenamento de dados sensíveis dos usuários ou buscar brechas simples e complexas nos códigos fonte do seu site.

Cloud computing

Na cloud computing (computação na nuvem), os dados da sua empresa são armazenados em um ambiente virtual. Dessa forma, você pode acessar o histórico de funcionamento a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, permitindo um gerenciamento mais flexível e seguro do seu negócio.

Sistemas de Gestão Empresarial

Um sistema de gestão empresarial (ERP) é uma ferramenta que facilita o dia a dia das empresas e pode auxiliar sua loja virtual em diversos setores, como controle de estoque e emissão de Nota Fiscal, por exemplo.

Não podemos esquecer que a loja funciona 24 horas por dia, sem fins de semanas ou feriados. Desse modo, automatizar as baixas no estoque e a emissão de Nota Fiscal evitará erros e agilizará processos.

Diversidade de pagamento

Oferecer as diferentes opções de pagamento como pix, boleto bancário ou parcelamento no cartão de crédito são essenciais para garantir boas compras e não perder vendas. Por isso, pense e invista em sistemas de pagamento inteligentes e eficientes.

UX (User Experience)

User Experience (Experiência do Usuário) é uma técnica que une design e tecnologia para oferecer aos usuários as melhores experiências dentro de uma plataforma.

Investir em UX pode melhorar o faturamento de um e-commerce, pois solucionará problemas e dará autonomia para que os visitantes possam navegar na página de forma intuitiva.

Como a Vibbra pode ajudar?

Já entendemos que a tecnologia pode auxiliar grandemente tanto na criação de um novo e-commerce quanto na realização de melhorias em uma plataforma já existente. Entretanto, para que isso de fato ocorra, é preciso contar com as ferramentas certas e profissionais que saibam adaptá-las ao seu negócio.

Para encontrar e contratar um desenvolvedor remoto para auxiliá-lo neste processo, você pode contar com a Vibbra. Nós conectamos você com o profissional de Software mais adequado a sua demanda e ao perfil da sua empresa, intermediamos a assinatura de contratos e proporcionamos o suporte necessário para que todas as operações ocorram da melhor maneira possível.

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