A essa altura de 2020 você já deve ter acumulado uma boa experiência de trabalho remoto – assim como algumas histórias de interrupções engraçadas para contar. Mas será que você já domina as boas práticas do trabalho remoto?
Neste post nós abordamos 6 dicas de boas práticas que podem fazer toda a diferença na relação entre profissionais, gestores e clientes durante o trabalho remoto. É para aprender e não ter que passar por gafes remotas (quase) nunca mais.
Assim como atrasar em reuniões presenciais não é recomendado, a regra de não atrasar para suas reuniões online continua valendo (até porque agora já não vale mais colocar a culpa no trânsito).
1 Não atrase nas reuniões online
Certamente, imprevistos podem acontecer (como o computador resolver atualizar nos 5 minutos antes de a reunião começar). Nesses casos, envie uma mensagem notificando às pessoas do seu pequeno atraso. Para evitar novos atrasos “técnicos” do tipo, garanta que seus equipamentos já estejam ligados e conectados com antecedência.
Aqui na Vibbra!, por exemplo, nós costumamos dar cinco minutos de tolerância de atraso. Após esse período, entramos em contato com a pessoa para saber se houve algum imprevisto.
2 Ligue a câmera durante as reuniões
Se possível, mantenha sempre sua câmera ligada. A única razão plausível para manter a câmera desligada é quando a sua conexão está muito ruim e você precisa abdicar do vídeo para entender o que as pessoas estão falando. Do contrário, permita-se manter alguma forma de contato visual.
Como já não temos o contato físico, imagem e som é tudo que temos. Por isso, contar com um sorriso na tela é, certamente, muito melhor do que ouvir um quadradinho preto falando. Caso você esteja inseguro(a) em relação ao fundo bagunçado, lembre-se que vários programas de vídeo chamada permitem desfocar o fundo da imagem.
3 “Quem tá com o microfone aberto?”
Quem nunca ouviu essa frase numa reunião online de grupo? Não tem nada pior do que interferência de sons externos, ou ecos, por conta do microfone aberto esquecido de outra pessoa. Não seja essa pessoa! Lembre-se de manter seu microfone fechado e de abrí-lo somente quando estiver falando.
Além disso, cuidado com duplas reuniões numa mesma sala. Com mais gente trabalhando de casa, é bastante comum que a conversa do companheiro ao lado interfira na sua reunião online. Por isso, se possível, estabeleça horários para que as reuniões não conflitem, ou procure fazer as reuniões em espaços minimamente separados para evitar comunicações cruzadas.
4 Fique atento à sua vestimenta
Não é porque estamos trabalhando de casa que podemos esquecer do famoso “dress code” de trabalho. Nesse 2020 já teve gente saindo do banho de toalha e invadindo o fundo de live alheia, assim como já teve ministro esquecendo que estava só de cueca e se levantando no meio da sessão revelando seu “meio” look.
A depender da reunião (especialmente com novos clientes, por exemplo), vista-se corretamente para evitar qualquer possível gafe – afinal, talvez seja difícil querer contratar alguém que esteja de pijamas logo no primeiro encontro.
Uma dica extra: cuidado com blusas estilo “tomara que caia”. Nós acreditamos que toda pessoa deve se vestir como ela quiser. Entretanto, se precaver de algumas situações “estranhas” no meio online de trabalho, é sempre válido.
5 Não comunique questões importantes via whatsapp
Saindo um pouco do campo das reuniões e falando do famigerado whatsapp, assim como de outras redes sociais, fica a dica de não utilizá-los a todo momento – para tudo.
A gente sabe que é difícil e que enviar um zap é muito tentador, porém a depender da sensibilidade e da importância do conteúdo da informação, prefira o bom e velho e-mail. Esse ainda é um dos melhores meios para informar, formalizar, registrar e recuperar dados e informações importantes.
Além disso, redes sociais também são pessoais e pode ser que nem todo mundo goste de receber uma notificação de trabalho às 22h, por exemplo. Para algumas pessoas, é fácil ignorar essas mensagens e esperar o dia seguinte para responder no horário comercial. Porém, para outras pessoas, pode despertar gatilhos de ansiedade e sensação de cobrança constante. Então, se puder, evite e deixe para enviar amanhã, o que pode ser resolvido no horário comercial 😉
6 Não demore (muito) para responder mensagens
A gente sabe que nem sempre é possível resolver as demandas no momento em que elas aparecem e que o desejo é de não responder para não esquecer de responder depois…
Entretanto, o melhor a fazer nesses casos é enviar uma rápida resposta do tipo: “Vi sua mensagem, agora não posso responder com a devida atenção, mas retorno assim que possível”. Elegante e educado, não?
Por outro lado, caso você seja o autor da mensagem: seja paciente e não espere por respostas imediatas. Nem sempre todas as pessoas estão disponíveis.
Dica bônus: faça pausas!
Esticar o corpo, tomar uma água ou um café, assim como respeitar o próprio horário de almoço também fazem parte das boas práticas do trabalho remoto. Cuidar do seu bem-estar é essencial!
Então, o que achou das nossas boas práticas no trabalho remoto?
Muito provavelmente várias dessas dicas você já deve conhecer e aplicar em 80% dos casos. Porém, como somos humanos e ainda estamos internalizando o que são boas práticas no trabalho, não custa repetir e reforçar.
Garantimos que essas pequenas dicas em seu conjunto podem fazer toda a diferença no seu trabalho! Seja você um profissional prestando um serviço para alguém, um gestor de time, ou um cliente, é sempre válido reforçar algumas boas práticas de trabalho.
Deixe nos comentários a sua dica de boas práticas no trabalho remoto!