Não é novidade para ninguém que, desde que a internet nasceu e os smartphones apareceram, nosso mundo tem sido cada vez mais digital. Entretanto, ainda hoje algumas empresas conduzem seus negócios por meio de processos analógicos. No post de hoje nós vamos explicar que não basta ter uma boa presença digital, é preciso pensar em transformação digital.
O que é presença digital?
Quem nunca saiu em busca de um restaurante antes de pesquisar online seus pratos e reviews? Quem nunca viu um produto de alto valor no shopping e, antes de adquirir, deu aquela pesquisadinha no celular? Se algum consumidor procurar a sua empresa nas redes, ele te encontra? Se sim, onde?
O “ponto”, ou seja, o espaço físico de um espaço comercial, que sempre foi central para qualquer negócio, hoje perdeu seu peso para as plataformas digitais. Para além de um bom ponto comercial, a sua empresa precisa ter uma excelente presença digital. Isso significa levar em consideração a existência de diferentes pontos de contato com clientes e parceiros.
Seja uma conta no Instagram, um site bem feito, um blog ativo ou um bom sistema de gestão interna, para que a presença digital da sua empresa seja sólida, será preciso pensar em todos esses pontos contato.
Onde entra a transformação digital?
Estar conectado às redes basta, então? Não! A transformação digital de uma empresa vai muito além da sua presença digital. É perfeitamente possível, por exemplo, que uma empresa tenha uma ótima presença digital, mas ainda conduza seus processos internos de forma analógica.
A transformação digital requer mudanças muito mais profundas. Também não se trata de uma simples “digitalização” de processos, ou seja, de fazer online a mesma coisa que se fazia offline.
Na realidade se trata de uma mudança organizacional fortemente baseada em um planejamento estratégico que considere novos processos de trabalho a partir de um “mindset digital”. Isso quer dizer que a transformação digital tem como intuito repensar a empresa como um todo: seus produtos, seus processos, seu conhecimento, sua relação com consumidores. E nesse cenário, as ferramentas tecnológicas são suas maiores aliadas.
Do jornal ao título de eleitor
Alguns setores e empresas já sentem a transformação digital mais intensamente que outros. Mas, cedo ou tarde, a transformação digital chegará para todos. Para facilitar a compreensão, vamos utilizar dois exemplos.
- Um dos primeiros setores a ser completamente revolucionado pela transformação digital foi o setor midiático. Sim, alguns de nós ainda leem revistas e jornais impressos, mas nenhuma empresa desse setor é capaz de sobreviver sem o digital. Novos formatos de produção e publicação de conteúdo foram criados, assim como novos modelos de negócios tiveram de ser criados ao longo dos últimos anos. Aquelas empresas que não se adaptaram, acabaram por se extinguir.
- Você já fez o seu Cadastramento Biométrico? Cada vez mais, processos governamentais também passam por transformação digital. Está sendo assim com nossos Títulos de Eleitores. Hoje, temos nossas fotos, assinaturas digitais e impressão digital mapeadas de forma que tais informações sejam armazenadas e mapeadas de forma muito mais ágil e eficaz. Agilidade é também um sinal dos tempos de mudança.
Ficou mais claro?
Esperamos que a diferença entre presença digital e transformação digital tenha ficado mais clara! Ainda em dúvida sobre como proceder com a transformação digital dentro da sua empresa? Então, acompanhe o nosso blog porque vem mais dica por aí 😉