Se você acompanhou as notícias de 2020, deve ter percebido que muitas empresas e colaboradores relataram aumento de produtividade no home office. Inclusive, esse foi um dos principais motivos para que 94% das empresas brasileiras afirmassem que tiveram suas expectativas em relação ao trabalho remoto superadas. Conforme apontou a “Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19”, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
Porém, é claro que nem sempre o cenário é tão otimista assim. Algumas pessoas também relataram queda da produtividade no home office por não possuírem um espaço adequado de trabalho ou por terem que revezar o trabalho com o cuidado dos filhos.
6 Dicas para você aumentar a sua produtividade no home office
Tenha você as condições ideais, ou não, para trabalhar de casa, a nossa equipe separou algumas dicas de produtividade no home office que podem te ajudar a ter um ano de trabalho remoto mais tranquilo e eficaz.
Agora que muitas das barreiras contra o trabalho remoto foram dissolvidas, podemos aprimorá-lo como forma de buscar mais equilíbrio também na vida pessoal de cada um.
1. Observe a sua rotina e o seu ciclo do sono
Sim, um tanto de autoconhecimento é fundamental para que você possa melhorar a sua produtividade no home office. O que funciona melhor para você? Acordar com calma e lentamente escorregar da cama para as notícias do dia acompanhado de uma bela xícara de café ou já começar o dia com atividade física, banho, café e planning? Cada pessoa possui um ciclo de sono específico, o que faz com que algumas pessoas tenham mais ou menos dificuldade para acordar pela manhã.
Então, antes de colocar como meta acordar super cedo para ser o mais produtivo possível logo pela manhã, observe como o seu corpo reage. Aproveite que você faz home office e não precisa perder tempo do trânsito para ajustar o seu ciclo do sono e, assim, ser mais produtivo no home office com saúde.
Obs.: caso você tenha filhos pequenos, a dica é seguir o ciclo do sono das crianças para organizar a sua rotina.
2. Reserve alguns minutos para planejar a sua semana
Não há nada melhor para um excelente dia produtivo do que começar o trabalho sabendo e x a t a m e n t e quais são as tarefas que você irá encontrar pela frente. Trabalhe você em equipe ou sozinho(a), desenvolva o hábito de planejar todos os dias da sua semana. Essa pode ser, inclusive, a sua primeira tarefa de segunda-feira (ou, se você for do tipo que gosta de adiantar as coisas, a sua última tarefa de sexta-feira).
Para organizar suas atividades de home office e ser mais produtivo, você pode fazer uso de agendas e até de aplicativos como o Todoist para não deixar nenhuma atividade essencial fora do seu planejamento. Lembre-se, é claro, de sempre reservar espaço para possíveis imprevistos na sua agenda.
3. Metodologias ágeis para melhorar a produtividade do home office
Metodologias ágeis (como Scrum, Kanban, Lean, entre outras) têm como objetivo principal aumentar a produtividade de equipes de desenvolvimento de software. Porém, quem disse que algumas delas não podem ser aplicadas para aprimorar a sua produtividade no home office?
O Kanban, por exemplo, pode ser uma ótima ferramenta visual na organização de suas tarefas. Assim como a lógica de fracionar grandes projetos em pequenas entregas pode te ajudar a avançar no trabalho ao longo do dia. Metodologias ágeis existem para organizar fluxos de trabalho, então teste diferentes metodologias até encontrar aquela à qual você melhor se adapta.
4. Defina metas S.M.A.R.T
Não tem nada pior para a sua produtividade no home office do que se frustrar constantemente com metas impossíveis de serem atingidas. Por isso, seja realista e organize suas atividades diárias e semanais segundo os princípios S.M.A.R.T.
Ou seja, defina metas de cumprimentos de atividades que sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporais.
5. Se o problema for concentração…
Vá de Pomodoro! Não tem jeito, tem dias que a falta de concentração é a maior inimiga da produtividade no home office. Nessas horas, a técnica pomodoro vai bem.
Outras opções são desligar o celular (caso isso seja possível dentro da sua atividade de trabalho); fazer uso de músicas ambiente para ampliar a sua concentração e até fazer uso de óleos essenciais, como o alecrim e o lemongrass, para elevar a energia e estimular o nosso foco.
6. Por fim, desconecte-se.
Desconectar no final do dia é tão importante quanto se manter ativo ao longo da jornada de trabalho para a produtividade. Trabalhadores cansados tendem a cometer mais erros e, com isso, diminuir seu desempenho. Por isso, para garantir a continuidade da sua boa produtividade no home office, não deixe de descansar no final do dia.