Profissionais experientes sabem que o sucesso de um projeto de software começa com uma boa definição de escopo. Por isso, contar com gestores de projeto no seu time de desenvolvimento pode fazer toda a diferença!
É durante a definição do escopo que clientes detalham as necessidades e funcionalidades do seu projeto ao gestor de projetos e à equipe de profissionais de tecnologia. É também com base no escopo do projeto que o contrato de trabalho é firmado de modo que ambas as partes possam trabalhar de forma justa conforme os custos e prazos estabelecidos.
Veja no post como os gestores de projetos pode contribuir para o desenvolvimento de software!
Sumário
- O que é o escopo do projeto?
- O termo de abertura do escopo do projeto
- Qual é o papel do gerente de projetos
- Competências ideais dos gestores de projetos
- Você tem experiência com gestão de projetos de software?
O que é o escopo do projeto?
O escopo é o objetivo que se deseja atingir e o planejamento de trabalho a ser percorrido. Por isso deve incluir todas as informações necessárias para sua execução, assim como os prazos de entrega e os limites orçamentários.
É no escopo que se define o que está e não está incluso no projeto. Por isso ele é tão importante para a subsequente definição do contrato de trabalho. A inclusão de novas demandas exige uma revisão de escopo, bem como de prazos, orçamentos e acordos.
Por isso, quanto mais se detalhar o escopo logo no início do projeto, melhor. A comunicação clara e efetiva entre todas as partes é crucial e deve ser mediada pelo gerente de projetos.
Além disso, a definição de escopo deve corresponder à realidade. De nada adianta estabelecer prazos ambiciosos se a equipe de desenvolvimento não puder cumpri-los.
O termo de abertura do escopo do projeto
Diferente do escopo de produto que especifica as características que um produto final deve ter (seus componentes, formatos, cores, etc.), o escopo do projeto especifica todo o percurso de trabalho que precisa ser realizado para chegar ao produto final.
Isso significa que, além de garantir a qualidade do produto final, o gerente de projetos também precisa monitorar todo o trabalho desenvolvido para garantir que não sejam realizados trabalhos além do escopo definido. Tal monitoramento é realizado por meio do acompanhamento do Termo de Abertura do Projeto.
Neste termo constam informações tais como: a justificativa do projeto e porque ele precisa ser realizado; qual a sua finalidade e que problema deve resolver; seus objetivos estabelecidos de forma clara e mensurável; a descrição do produto contendo todas as suas características; quem são os stakeholders do projeto, ou seja, as pessoas envolvidas; quais entregas precisam ocorrer no decorrer do projeto; estimativas de tempo e custo de execução.
Além de informar o que deve ser feito, o Termo de Abertura do Projeto também deve detalhar o que não faz parte do projeto; os fatores de restrição, ou seja, os fatores que limitam sua execução, bem como os riscos envolvidos. Infelizmente não é possível prever tudo que pode dar errado durante a execução de um projeto, porém mapear possíveis riscos pode ajudar a evitar muita dor de cabeça.
Também não se deve esquecer dos critérios de aceitação do projeto! As condições de entrega são fundamentais para sua garantia de qualidade.
Qual é o papel dos gestores de projetos
O gerente de projetos de software é o profissional que conhece todos os elos de um projeto e, portanto, é responsável por coordenar sua construção desde a elaboração do escopo até a entrega do produto final.
Certamente todo alinhamento de projeto conta com a participação dos diferentes stakeholders, porém são os gestores de projetos a pessoa especialista e responsável pelo escopo. Como este profissional possui uma visão integrada do trabalho a ser desenvolvido, é a pessoa mais preparada para definir o melhor caminho a ser seguido.
Como um grande maestro, o gerente de projetos deve coordenar a sinfonia de expectativas, necessidades e recursos para garantir que o escopo, os custos e os prazos combinados sigam no ritmo acertado.
Justamente por isso, este profissional deve ter boa capacidade de liderança, comunicação e negociação. Além de ser capaz de responder com agilidade às mudanças que certamente acontecerão durante a execução de um projeto de software!
Competências ideais dos gestores de projetos
Como gestor de projetos, o profissional também fica responsável por mapear e resolver possíveis ambiguidades do escopo. Por isso, é ideal que o gerente de projetos possua tanto soft skills como competências técnicas para geri-lo.
Não há uma formação específica para gerentes de projetos, mas não é incomum que engenheiros de software se especializem na gerência de projetos com o passar do tempo. Afinal de contas, experiência com diferentes projetos é sempre um elemento chave na construção de seus conhecimentos.
Em geral, são funções do gerente de projetos selecionar os recursos humanos e materiais para a execução de um projeto, bem como coordenar as partes envolvidas, monitorar os indicadores dos projetos, gerenciar conflitos, comunicar problemas e decisões, receber e avaliar possíveis solicitações de mudanças, entre outros aspectos.
Por isso, ter boas habilidades de liderança, comunicação e negociação são tão importantes quanto habilidades técnicas para decidir sobre os melhores rumos de um projeto.
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