O sucesso de qualquer operação depende do bom relacionamento entre os envolvidos. E, assim, como as conexões amorosas, existem alguns fatores que corroboram para um match profissional perfeito entre empresa e desenvolvedores remotos.
Essas atitudes são simples e devem ser aplicadas no dia a dia das parcerias. Mas, mesmo que pareçam básicas, elas fazem uma diferença enorme no desenvolvimento dos projetos, pois proporcionam maior segurança nas operações.
Então, para auxiliar tanto contratantes quanto profissionais a desenvolverem boas parcerias e, o tão sonhado match profissional perfeito, nós separamos algumas dicas práticas de como desenvolver um relacionamento saudável no trabalho. Confira:
Você vai entender:
- Como desenvolver o match profissional;
- Atitudes que dificultam o match profissional;
- 3 dicas de como ter o match profissional;
- Como a gestão de relacionamento pode ajudar?
Como desenvolver o match profissional
Comunicação frequente e clara
Comunicação é o ponto chave de qualquer relacionamento. Por meio do diálogo podemos expressar nossas ideias, objetivos, desejos e planos. Assim, o ideal é manter conversas frequentes e claras com os envolvidos nas demandas de tecnologia.
Uma dica é implementar o conceito de comunicação não violenta (CNV), desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg nos anos 60. Neste método, a compaixão e a empatia são estimulados, de forma que não só o conteúdo da mensagem é relevante, mas a forma como é transmitida.
Portanto, para ter o match profissional perfeito é importante, desde os primeiros contatos, se expressar de forma clara, frequente e empática.
Liberdade e incentivo para desenvolvimento
Em qualquer relação, conseguir se expressar livremente e possuir o incentivo necessário para se desenvolver é importantíssimo. Dessa forma, a partir do momento que firmar uma parceria de trabalho remoto, estabeleça uma comunicação efetiva e clara, de forma que cada um entenda o seu papel e tenha liberdade para desenvolver suas tarefas e crescer profissionalmente.
Apoio constante
Seja você um contratante ou um profissional de tecnologia remoto, o apoio mútuo é fundamental. Isso porque, como contratante, você precisa do desenvolvedor para solucionar dores do seu dia a dia e, como profissional, é necessário entender as demandas e possuir o suporte em diferentes etapas.
Nesse cenário, estar disponível para sanar dúvidas e apoiar o desenvolvimento um do outro pode ser um grande aliado e resultar em uma parceria de sucesso.
Saber lidar com diferenças
Entender que cada pessoa é única, é essencial para relações de trabalho bem sucedidas. Dessa forma, a cada nova parceria, tenha em mente que os processos podem variar e busque compreender as particularidades de cada pessoa.
Lembre-se de não fazer comparações, pois os métodos que funcionaram com um contratante ou profissional, podem não se aplicar em uma demanda diferente, com outras pessoas envolvidas. E, o mais importante é lembrar que opiniões diversas podem agregar muito para o crescimento de um projeto. Deste modo, aproveite as visões diferentes e repense demandas e processos em busca do crescimento.
Discutir a relação de trabalho
Durante os desenvolvimentos de projetos, podem ocorrer situações problemáticas. Nesses casos, é preciso discutir a relação de trabalho, mas, não vá às reuniões com receios ou sentimentos negativos.
Pelo contrário, reúna-se com o profissional ou equipes de forma amistosa. Busque entender se houveram ruídos na comunicação e se são necessárias mudanças nos processos. Essas habilidades de relacionamento saudável são ótimas para entender e solucionar gargalos nos projetos.
Confiança mútua
A confiança é um dos principais elos para um match profissional de sucesso entre empresas e profissionais de TI remotos. Afinal, os contratantes precisam confiar nas habilidades dos profissionais e, por sua vez, os profissionais devem confiar que serão ressarcidos pelos trabalhos realizados. Sem essa confiança no compromisso firmado, o relacionamento acaba por não ser tão saudável e podem ocorrer conflitos causados pela insegurança.
Agora que você conhece os elementos de uma relação de trabalho remoto saudável, conseguiu perceber como a comunicação está presente em todos os elementos?! Com uma comunicação frequente e clara, você terá a liberdade e o apoio para desenvolver os projetos, conseguirá lidar com as diferenças e discutir diferentes visões das demandas e, ainda, terá a confiança de que o projeto será entregue e ressarcido.
Atitudes que dificultam o match profissional
Da mesma forma que existem atitudes que simplificam processos e geram relacionamentos bem sucedidos, há aquelas que dificultam o engajamento entre contratante e profissional. Essas dificuldades podem acarretar em problemas nas entregas e, consequentemente, impedir o andamento dos projetos de forma que há um rompimento na parceria.
Algumas atitudes que podem causar os rompimentos de relacionamentos de trabalho, identificadas pelas nossas equipes, são:
- Comunicação escassa: quando uma das partes não responde questionamentos ou, quando se envolve, é de forma enxuta, sem sanar as dúvidas. Isso prejudica grandemente as relações de trabalho;
- Distanciamento: a falta de participação e envolvimento, demonstra desinteresse e desmotiva as pessoas envolvidas;
- Falta de empatia: problemas pessoais podem causar atrasos nos processos. Entender que por trás de cada computador há uma pessoa, é essencial para o bom andamento das demandas;
- Intolerância com opiniões diferentes: como já comentamos, as pessoas são diferentes, por isso poderão ter visões diferentes do mesmo projeto. Quando não toleramos ou analisamos opiniões diferentes, acabamos nos fechando e atrasando o crescimento.
3 dicas de como ter um match profissional
Quando falamos em contratações remotas, existem alguns passos que podem auxiliar para conseguir o match perfeito. Entre eles, podemos citar:
- Entenda o tipo de profissional ou demanda que você procura, tanto em soft skills quanto em hard skills;
- Procure realizar uma conversa antes da assinatura de contrato, assim você poderá entender qual o perfil desta pessoa e analisar se o match dará certo;
- Analise a facilidade de comunicação entre vocês dois. Não esqueça de verificar como a pessoa reage em situações em que é contrariada, perguntando se aceita bem pedidos de alterações, sugestões diferentes ou feedbacks construtivos, por exemplo.
Como a gestão de relacionamento pode ajudar?
A Vibbra é uma plataforma de contratação remota que conecta empresas e profissionais de tecnologia. Por isso, entendemos que cada pessoa é única e, da mesma forma, cada match também será.
Para auxiliar nesses processos, nós desenvolvemos uma gestão de relacionamento visando proporcionar todo o suporte necessário tanto ao contratante quanto ao profissional. Assim, nossa gestão inicia realizando um processo de curadoria profissional, onde cada profissional passa por uma rigorosa análise de perfil e, mais tarde, de habilidades técnicas.
Com isso, quando uma demanda é informada a nossa equipe, buscamos o profissional que mais corresponde ao perfil desejado. Após isso, realizamos uma conversa com ambos os envolvidos e toda a relação é formalizada por meio de um contrato bem específico e claro, que garante sigilo, confidencialidade, propriedade intelectual, entre outros aspectos, para que haja confiança e segurança em todo o processo.
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