Não faltam ferramentas no mercado que se proponham a facilitar o trabalho de gerenciamento de projetos. Porém, no fim do dia, todo gerente de projetos experiente sabe que o sucesso do trabalho depende das pessoas envolvidas. Caso você esteja apenas começando a trilhar esse caminho, esse post é para você. E caso você já esteja no mercado de trabalho há alguns anos, já deve saber que o processo de aprendizagem é constante e que revisar algumas dicas essenciais nunca é demais.
Hoje vamos tratar de algumas habilidades pessoais e atividades que, quando desenvolvidas, podem ajudar na evolução do seu desempenho. Afinal, criar uma estrutura de trabalho capaz de analisar cenários, prever e solucionar problemas, pode não ser para todo mundo.
Organização
Você deseja masterizar a técnica de monitorar projetos e gerenciar pessoas, nada mais justo do que começar por você mesmo. Verifique se você é capaz de organizar seu dia e estipular metas atingíveis para o período de trabalho proposto. Uma simples lista de tarefas pode ser a ferramenta ideal para você fazer esse exercício. Ao final do dia não deixe de analisar se todos os objetivos foram alcançados e, se não, de avaliar o que o impediu de alcançá-los.
Avaliação crítica de cenários
Lembre-se que tanto fatores internos quanto externos podem influenciar no seu desempenho. Esse é o momento de fazer uma avaliação das suas expectativas versus reais possibilidades de execução. Alguns fatores internos que podem influenciar no seu dia a dia tem a ver com a sua capacidade de foco e concentração. Caso você não esteja atingindo seus objetivos, será que você não está assumindo mais tarefas do que pode entregar em um dia? Procure expandir esse pensamento para as entregas do seu time. Caso a performance não esteja de acordo, o que precisa ser ajustado? Aos poucos, comece a prever possíveis problemas internos e tente evitar que esses aconteçam. Essa previsão começa com a observação atenta da sua rotina. Você já é capaz de observar os padrões mentais, por exemplo, que podem te levar a não execução das suas metas pessoais diárias? Se sim, você já sabe como retomar as rédeas da sua determinação? Estude a si mesmo, assim como você deve estudar o comportamento do seu time para compreender quais são os fatores internos que influenciam positiva e negativamente na sua produtividade.
Com relação aos fatores externos que podem influenciar no seu desempenho e do seu time: procure identificar de antemão tudo aquilo que está fora do seu controle (sim, nós sabemos, a lista pode ser imensa, mas tente se concentrar nos pontos cruciais). Agora, exercite mentalmente o que você pode fazer para prevenir que aquela informação chave, ou entrega, para a execução do seu trabalho – que não depende de você – esteja disponível a tempo para que o seu trabalho flua conforme o desejado. Se antes o desafio era fazer um estudo interno, agora o desafio está em olhar para fora e se manter atento às nuances de comportamento de seus parceiros e clientes.
Escuta e comunicação
Por fim, e não menos importante, estão as habilidades de escuta e comunicação. Afinal, de nada adianta saber planejar e avaliar cenários, se você não desenvolver a habilidade de saber escutar o seu time, seus clientes ou supervisores. Ao exercitar a escuta você absorve e aprende para, então, saber comunicar de modo eficaz e efetivo. Procure evitar que qualquer informação fique subentendida. Será seu papel, enquanto gestor de projetos, garantir que todos estejam na mesma página e com o mesmo nível de compreensão do que é necessário para o bom desenvolvimento daquilo que foi previamente estipulado. Além disso, estabelecer uma relação de comunicação frequente com seu time influencia diretamente na qualidade do que está sendo desenvolvido. Identifique as melhores estratégias de comunicação e exercite-as. Seja de modo escrito, oral ou visual. Registre as informações, faça o repasse correto e assegure-se de que todos tenham compreendido o conteúdo da mensagem.
E então? Na revisão do seu projeto de desenvolvimento pessoal, quais são as habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas e trabalhadas por você?