QA: O que é ?
A tradução direta de Quality Assurance (QA) é “Garantia de Qualidade” onde esse termo é utilizado para falar do controle de qualidade de produtos. Falar de Quality Assurance é falar de todo um conjunto de atividades dentro do processo de desenvolvimento de produtos, para garantir uma melhor eficiência na execução dos projetos.
O profissional voltado ao QA, possuem uma metodologia diferente dos programadores e da gestão do produto. Ele atua de forma estratégica dentro do desenvolvimento do projeto, como:
No UX e UI, ele verificar se as cores escolhidas estão dentro dos padrões de acessibilidade e até a própria usabilidade do fluxo proposto se está dentro dos padrões. Se a documentação está alinhada com o desenvolvimento, e o principal, criar vários cenários de testes no software para identificar: bugs, problemas e garantir que o software esteja funcionando corretamente.
Qual a importância deste profissional ?
O QA deve acompanhar desde o esboço do projeto, passando pela programação, até as implementações no cliente. São profissionais que reduzem os riscos operacionais, oferecendo um olhar mais apurado a questões que farão toda a diferença na hora da entrega.
Entre os principais benefícios oriundos da aplicação, podemos destacar:
- aumento da satisfação do cliente;
- redução de custos operacionais;
- otimização da rotina de trabalho dos profissionais de TI;
- redução de retrabalhos;
- eliminação de gargalos;
- melhoria de previsibilidade aos projetos.
Principais tarefas do profissional de QA
A atuação do profissional de QA prevê identificar ganhos operacionais com base nas documentações e no diálogo com os demais setores. É importante que ele conte com mecanismos para verificar se todos os processos previstos foram executados ao longo da rotina de trabalho.
Esse profissional deve ter conhecimento sobre as atividades e metodologias relacionadas, além de ter um perfil analítico e focado em desenvolvimento de softwares.
Algumas das tarefas do profissional de QA envolvem:
-
- Acompanhar todas as etapas do processo de desenvolvimento e documentar o nível de qualidade em cada uma delas;
- Estabelecer diferentes padrões de qualidade para cada produto;
- Desenvolver normas de inspeção;
- Ter conhecimento de cada etapa de correção e entender o que foi melhorado no produto;
Procurando profissionais com experiência em Quality Assurance?
Esses talentos são responsáveis em testar o software em diferentes cenários e situações, para identificar: bugs, problemas e garantir que o software esteja funcionando corretamente.
Tenha um profissional com experiência em Quality Assurance, como parte da estratégia do seu projeto e obtenha os melhores resultados.
Entre em contato com o nosso consultor e veja como é fácil, seguro e rápido trazer um talento com experiência para seu projeto.