Algumas tendências sempre aparecem quando falamos em tecnologias do futuro: inteligência artificial, big data, realidade virtual, realidade aumentada etc. Porém, será que conhecemos de verdade os impactos e os benefícios de cada uma dessas tecnologias? E mais: será que empresas e grandes varejistas de mercado estão suficientemente atentos às mudanças que estão chegando?
Neste post, vamos esclarecer o que é realidade aumentada, mostrar como ela já se encontra imersa no nosso cotidiano e demonstrar porque os varejistas devem ficar atentos a mais essa novidade.
Aproveite a leitura para conhecer um pouco mais do mundo da tecnologia e descobrir como ela pode impulsionar seus negócios.
Sumário
Realidade Aumentada ou Realidade Virtual?
Aplicações da Realidade Aumentada
O Futuro da Realidade Aumentada
Realidade Aumentada ou Realidade Virtual?
É bastante comum que as pessoas tomem Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual como tecnologias próximas, quase intercambiáveis, mas a verdade é que não é bem assim.
Enquanto a Realidade Virtual tem como objetivo “transportar” você para um ambiente virtual, a Realidade Aumentada tem como principal foco ampliar o número de informações e interações que você pode ter no mundo real.
Quer um exemplo prático e simples de Realidade Aumentada? O uso de QR Codes! Caso você possua um celular com sistema operacional Android, por exemplo, pode facilmente acessar o Google Lens e ler os QR Codes que encontrar por aí.
A etiqueta, ou QR Code, é o marcador do mundo físico, enquanto o software é o leitor deste código que fornece novas informações sobre o ambiente ao usuário.
Aplicações da Realidade Aumentada
Já se imaginou em um outro país sem conseguir ler uma única placa de sinalização? Graças a realidade aumentada do seu telefone não há mais porque passar perrengue. Basta fazer uso do seu Google Lens, opção Tradução, e apontar a câmera do seu celular para placas e escritos. Em poucos segundos, a tradução do que você precisa estará na palma da sua mão. Prático, não é mesmo?
Diversas empresas já vêm adotando essa tecnologia, assim como exposições em museus, que conseguem ampliar a interatividade entre obras e visitantes por meio da Realidade Aumentada. Um exemplo clássico que permite “ver além do óbvio” é a aplicação MauAR App que permite aos visitantes de Berlim visualizar onde o muro já esteve localizado em épocas anteriores.
Outro exemplo de sucesso de Realidade Aumentada foi o jogo Pokémon Go, lançado em 2016, que levou milhares de pessoas às ruas à caça de pokémons. Nesse caso, a Realidade Aumentada também fez uso de informações GPS.
Já a empresa de tintas Coral lançou recentemente o aplicativo Coral Visualizer para ajudar usuários a “testar as cores ao vivo” em suas paredes sem sair de casa. Basta apontar a câmera para a parede e “experimentar” as cores que você mais gosta.
Ou seja, as possibilidades de aplicações de realidade aumentada são infinitas! Com uma boa dose de criatividade e tecnologia você pode tanto melhorar a entrega de serviços a seus clientes, assim como inovar no marketing digital da sua empresa.
O Futuro da Realidade Aumentada
Como tudo relacionado ao mundo digital, a pandemia também acelerou a busca por mais aplicações de realidade aumentada, especialmente na área de educação. Por isso, a AR segue como uma das principais tendências tecnológicas de 2021.
Até porque, diferente da realidade virtual, a realidade aumentada exige um nível de programação, instalação e investimentos mais acessíveis do que outras tecnologias. Sem falar que a resposta e o engajamento dos usuários tende a ser mais elevado.
Além disso, temos no horizonte a previsão de chegada do 5G, assim como o aumento de pessoas fazendo uso de wearables. Óculos, relógios e tablets, para além de celulares, devem permitir que a realidade aumentada expanda suas possibilidades de aplicações no nosso dia a dia.
Entretanto, o caminho para a inovação ainda é longo e precisa ser percorrido! Segundo um levantamento realizado, em 2019, pela Mobile Marketer: “apenas 9% dos 100 executivos de varejo sênior pesquisados disseram que eram capazes de oferecer suporte a tecnologias mais avançadas como a AR, enquanto 52% disseram que não estavam preparados”.
Ou seja, a possibilidade de expansão de mercado é grande e tendem a se destacar as empresas que primeiro investirem nas novas tecnologias!